CUIABÁ - O estado do Mato Grosso completou, nesta semana, mais um passo para integrar o seu sistema logístico ao Porto do Itaqui, no Maranhão. Uma comitiva de produtores rurais tiveram uma audiência com o governador Silval Barbosa para cobrar melhorias nas ligações rodoviárias, principalmente em relação à MT-130, até o futuro terminal da Ferrovia do Centro-Oeste (Fico), na região de Santiago do Norte. A reunião foi agendada pelo deputado estadual, Ondanir Bortolini, o Nininho (PR).
"Essa rodovia levará aos trilhos da nova ferrovia, que será essencial para diversificar a utilização de outros portos, porque usará o de Itaqui, no Maranhão. Evita a superlotação em Santos", alertou o deputado.
A Fico será mais uma alternativa de modal para escoamento da produção da região para o exterior, uma vez que essa ferrovia tem acesso ao porto de Itaqui, no Maranhão, diferentemente da ferrovia ALL, ligada ao porto de Santos (SP).
A perspectiva é de que até o mês de julho o avanço dos trilhos esteja licitado, conforme o resultado de uma reunião promovida no mês passado em Brasília (DF) entre o presidente da Engenharia Construções e Ferrovias (Valec), José Francisco das Neves - o Juquinha -, o deputado Nininho e a comitiva de empresários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário