sexta-feira, 17 de junho de 2011

“São João do Maranhão, Bumba meu Coração”, promovido pelo Governo do Estado começa hoje

Festança junina é aberta hoje com vasta programação em SL



Festança junina é aberta hoje com vasta programação em SL

A programação do projeto “São João do Maranhão, Bumba meu Coração”, promovido pelo Governo do Estado e realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), será aberta hoje. A largada será marcada pelo Cortejo Junino, que acontecerá pelas ruas do centro da cidade e pela abertura dos arraiais do Ceprama, Largo da Praia Grande (Praça Nauro Machado, Canto da Cultura e Praça da Casa do Maranhão) e do Arraial da Lagoa (Lagoa da Jansen), além do Parque Folclórico da Vila Palmeira, em funcionamento desde o dia 4.
Os espaços abertos oficialmente hoje funcionarão até o Dia de São Pedro (29), com centenas de apresentações. A partir da quinta-feira (23), mais oito espaços estarão funcionando nos bairros. A festança movimentará os Vivas do Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, Liberdade, João Paulo e Vila Embratel, além da Estiva.
Cortejo – A programação começa às 17h de hoje, com a concentração de brincadeiras juninas, que participarão do cortejo, na Praça Deodoro. A saída está marcada para as 18h. As brincadeiras sairão em direção à Praia Grande, fazendo o percurso pela Rua Grande. Estão confirmados os grupos: Boi Brilho da Ilha (orquestra), Boi de Axixá (orquestra), Boi de Apolônio (Baixada), Boi de São Simão (orquestra), Boi Lírio de São João (orquestra), Boi Unidos Venceremos (zabumba), Dança Portuguesa A Arte e Beleza de Portugal, Boi Oriente (baixada), Boi de Presidente Juscelino (orquestra), Coco Pirinã e Boi Brilho da Amizade (baixada).
No Canto da Cultura, esquina das Ruas da Estrela e Portugal, em frente ao prédio da Secma, a partir das 19h, a programação destaca o Boi de Morros (orquestra), Show de Mano Borges, Grupo Piaçaba, Boi de Matraca do Maiobão, Boi Upaon-Açu (orquestra), Boi de Axixá (orquestra) e Boi Unidos de Santa Fé (baixada).
A Praça Nauro Machado, a partir das 18h, terá como atrações o espetáculo “Cartuns”, de Gilson César, Tambor de Crioula da Fé em Deus, Boizinho Mirim da Ilha da Aurora, Boi de Redenção (orquestra), Boizinho Barrica (alternativo), Big Show Band, Boi de Leonardo (baixada) e Boi Encanto do Olho d’Água (orquestra).
Espaço reservado para apresentações de shows de artistas maranhenses, a Praça do Catraieiro, ao lado da Casa do Maranhão, no Centro Histórico, vai esquentar o clima junino, a partir das 18h, com shows do Coral São João, Imbolada e Nazaré, Ruy Maranhão e Wallasse Godinho, Rosa Reis, Djalma Chaves, Grupo Folia de Três, Celso Reis e Omar Cutrim e show de Daffé e Tutuca.
A arena do Ceprama abre a temporada de 2011 levando ao público, a partir das 19h, as atrações juninas de Tambor de Crioula de Dona Zeca, show de Erasmo Dibell, Boi de Presidente Juscelino (orquestra), Boi da Maioba (matraca), Boi de Redenção (orquestra), Grupo Piaçaba e Boi Upaon-Açu (orquestra).
O Parque Folclórico da Vila Palmeira terá como atração os grupos de tambor de crioula de Dionízio Adrônico, Quadrilha Rancho Alegre da Vila Embratel, Show com o cantor Fernando de Carvalho e banda, cacuriá Reboliço do Mará, Boi Encanto do Olho d´Água (orquestra), Boi de Matraca do Maiobão e encerra com o batalhão do Boi de Sonhos (orquestra).

Mais de 3 mil policiais atuarão nos arraiais montados na Grande SL


Quantitativo foi divulgado ontem pelo comandante do CPM, coronel Jeferson Teles
Mais de 3 mil policiais militares estarão nas ruas durante os 17 dias de festa junina na Região Metropolitana de São Luís. De acordo com o comandante de Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Jeferson Teles, o efetivo atuará em cerca de 500 pontos de festa. Operações policiais terão foco na fiscalização da Lei Seca e documentos de porte obrigatório.
Segundo informou o comandante do CPM, além de ter um reforço no efetivo, serão instalados equipamentos como cercas de disciplinamento e torres de observação nos espaços que devem receber o maior fluxo de pessoas. O coronel destacou que o planejamento estratégico vai obedecer também ao registro de ocorrências feitas nos anos anteriores. “A nossa ideia é dispor os policiais conforme os locais com maior aglomeração de pessoas, analisando também os pontos mais vulneráveis da cidade”, enfatizou.
A utilização de cercas de disciplinamento e das torres foi lembrada pelo coronel como uma boa experiência se comparada ao período carnavalesco. Na ocasião, as cercas foram colocadas nas principais entradas, forçando os brincantes a serem revistados antes de entrarem nos circuitos. “Obtivemos excelentes resultados e o mais importante foi a resposta da população. Esperamos que no São João tenhamos o mesmo êxito do Carnaval”, ressaltou.
Entre os festejos apontados pelo comandante como de maior destaque estão os Espaços Viva, Vila Palmeira, toda a área do Projeto Reviver, a Praça Maria Aragão e o Arraial da Lagoa da Jansen.
São Marçal – As tradicionais festas do dia 30 no João Paulo e do primeiro fim de semana depois do período junino, em São José de Ribamar, também terão um policiamento especial, conforme explicou Teles.
“Estaremos com um grande efetivo distribuído nos principais pontos da avenida principal do João Paulo e em toda a cidade de Ribamar”, finalizou.

Mais


Também hoje, às 19h, começa o São João dos Bois da Liga, no Arraial da Lagoa da Jansen, que funciona com o apoio do Governo do Estado. No espaço, vão se apresentar 32 agremiações folclóricas e cantores maranhenses, sendo 25 grupos de bumba meu boi. O espaço terá 14 barracas, incluindo 10 restaurantes.

Números


17 dias é o tempo que durará a operação
108 são os locais com incremento no aparato policial
485 festas receberão equipes de policiais militares

Nenhum comentário: