quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Inserir o MA no ranking do agronegócio é uma das metas da Sagrima


Empossado o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Donisete Azevedo, nesta quarta-feira (5), no auditório do Palácio Henrique de La Roque. Entre os presentes, estava o vice-governador Washington Luís e o presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez.
Cláudio Azevedo atualmente é presidente do Sindicato da Indústria de Ferro Gusa do Maranhão e diretor da Fiema.

"Ele veio para somar. Estou esperançoso devido a experiência de Cláudio no setor agrícola, ele conhece as necessidades da agroindústria do Maranhão", enfatiza Edilson Baldez.

Washington Luís também falou da experiência do novo secretário e por isso disse depositar confiança e expectativas na gestão de Cláudio.
Desafios e Metas

O novo secretário tem o desafio de reestruturar a pasta da agricultura, mudar o quadro de importação e exportação, ou seja, fazer o Maranhão produzir e substituir produtos que atualmente o estado importa de outros.

"É preciso capacitar os agricultores, pois temos produtos como o couro que é exportado e não fica nada no Maranhão. Nós temos rios, solos de excelente qualidade. Com empenho, se pode atingir um nível satisfatório e atender ao pedido da governadora Roseana Sarney que é o crescimento do Maranhão", declarou o secretário.

Entre os desafios e metas da pasta, se destacam: dotar a secretaria de uma estrutura que possa atender o produtor rural, o combate à febre aftosa que resulta na abertura do mercado externo e aumentar o consumo de produtos nativos.

Pesca

O Maranhão possui o segundo maior litoral do Brasil com 640 km de extensão, o que faz da pesca uma das atividades que se destaca entre as prioridades da secretaria. Nesse setor, o secretário afirma que haverá o repovoamento dos lagos, barragens e cuidados específicos com espécies nativas e como destaque o recadastramento de pescadores, que deve combater a ação de fraude existente no Maranhão.
"Pretendemos colocar o Maranhão no ranking nacional no setor da produção de grãos, produção de carne, produção de leite e trazer empresas da agroindústria", possibilitou Cláudio.

Nenhum comentário: