domingo, 5 de dezembro de 2010

Obras da Caema irão melhorar o abastecimento de água e o esgotamento sanitário do estado



A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) encerra o ano de 2010 dando continuidade às obras que irão melhorar o abastecimento de água e o esgotamento sanitário do estado. Segundo dados do superintendente do Interior, Felipe Fernandes, e do coordenador de Hidrogeologia, José Guilherme, além das melhorias já entregues pela Caema ao longo do ano, outras obras estão sendo concluídas no interior e vão beneficiar centenas de famílias que terão seus direitos à água e saneamento validados.

Nos sistemas de abastecimento, continuam sendo realizadas diversas melhorias, como: perfurações de poços, recuperação de outros, limpezas, instalações de equipamentos, além de serviços de ampliação das redes de abastecimento e de esgotamento sanitário.
No município de Santa Inês, foram perfurados este ano dois poços, cada um com vazão de 60 metros cúbicos por hora e já se encontram em processos de limpeza e instalação elétrica dos equipamentos. A previsão é de que estejam em pleno funcionamento ainda neste mês.

Poços - O sistema de Santa Luzia do Tide, pertencente à Gerência de Negócio Santa Inês, será beneficiado com o abastecimento de mais quatro poços, com vazões de 50 metros cúbicos por hora cada um, faltando apenas a instalação das bombas de recalque. Além disso, nesse mesmo município serão entregues mais quatro reservatórios de água, construídos através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O sistema de abastecimento de Monção, que também pertence à Gerência Santa Inês, está recebendo melhorias. Em pouco tempo a população irá usufruir da água de um poço que foi perfurado, cuja vazão é da ordem de 60 metros cúbicos por hora. Será entregue após a implantação da adutora para que funcione plenamente.

Outros moradores que serão beneficiados são os do Povoado Angical, pertencente à Gerência Presidente Dutra. A companhia entregará o novo poço perfurado com produção de 50 metros cúbicos por hora de água, tão logo finalizadas as instalações.

Em São Bento, a ampliação da rede de abastecimento acontecerá com o pleno funcionamento do poço após a instalação do conjunto submersível, já em andamento. O utro município que terá ampliação no sistema de abastecimento é o de Lago Verde, integrante da Gerência de Pedreiras. Os dois poços, com vazões de 25 metros cúbicos por hora, cada, já estão prontos, aguardando apenas as ligações por parte da Companhia Energética do Maranhão.

Mais

Dentre as obras previstas para serem entregues ainda este mês, estão os poços de Lago Verde e a reforma da Estação de Tratamento de Água de Pinheiro. Há também, obras relacionadas a esgotamento sanitário em andamento nos municípios de Barreirinhas e Imperatriz.

Nenhum comentário: