quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Governo entrega 43 embarcações a pescadores


Thamirys D’Eça
Da equipe de O Estado

Barcos de pesca do tipo biana, típicos da região, fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento; todos eles são motorizados e equipados com um kit individual, formado por duas caixas de isopor, dois coletes salva-vida e 40 metros de rede

O Governo do Estado do Maranhão entregou ontem 43 embarcações do tipo biana, típicas da região, para pescadores de bairros contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Rio Anil, no bairro Camboa. Os barcos foram construídos pela comunidade com financiamento de R$ 112 mil. A entrega foi feita pelo secretário estadual de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Filuca Mendes, e acompanhada pela governadora Roseana Sarney.

Todas as embarcações são motorizadas e equipadas com duas caixas de isopor, dois coletes salva-vida e 40 metros rede. Os barcos têm 4,5 m de extensão, 1,20 m de largura e 55 cm de profundidade.
Com o investimento do governo, a construção dos barcos foi feita por pessoas da comunidade beneficiada. A estruturação foi iniciada desde outubro. Cada uma demorou cerca de uma semana para ser finalizada. No projeto, três pessoas estiveram envolvidas.

A estruturação das embarcações foi conduzida pelo construtor naval Emanuel Castro, que há mais de 40 anos trabalha no ramo. Ele conta estar satisfeito com a entrega das 43 canoas. “As pessoas vêm agradecer. Não sei explicar o sentimento disso. Fiz tantos barcos que já é natural fazê-los”, afirma.

Sorteio - Os beneficiados foram escolhidos por meio de sorteio realizado por 14 membros do comitê de organização indicado pelos moradores da área. Mais seis barcos deverão ficar prontos para também serem entregues até o fim do ano.

Para o secretário Filuca Mendes, as novas embarcações trarão mais oportunidade aos pescadores da região. “Estamos tirando eles de uma condição e dando melhores condições de vida. É uma ação que irá proporcionar mão-de-obra dentro da comunidade”, contou.

Ao final da solenidade, os pescadores navegaram pelo Rio Anil até as proximidades do Palácio dos Leões. Com faixa de agradecimento com os dizeres “O importante não é apenas dar o peixe e sim ensinar a pescar. Obrigada governadora”, eles foram recepcionados por Roseana Sarney. “Ações como essas podem mudar a vida dessas pessoas. É uma grande satisfação poder entregar essas embarcações, pois gera renda para famílias inteiras”, considerou.

Um dos beneficiados foi o pescador Oswaldo da Cruz. Há 30 anos ele trabalha no mar, mas nunca teve um barco próprio. “Trabalhei estes anos todos com barco alugado e agora tenho um meu. É muita emoção. Tenho uma família de seis pessoas que dependem do meu trabalho e teremos melhor condição agora”, comemorou.

Além da entrega das embarcações, na próxima semana deverá haver mobilização na área entre os beneficiados para fazer um mutirão de limpeza na região que serve de cais para os barcos. A ação visa conscientizar a população local para a importância da não poluição do Rio Anil, que serve de meio de sobrevivência para centenas de famílias.

Nenhum comentário: