A Usina Termelétrica MPX Itaqui está prestes a cumprir uma etapa importante do seu empreendimento: o recebimento e instalação do sistema turbo-gerador da usina. O equipamento, composto pelo gerador de energia e pela turbina, foi desembarcado no Porto de Itaqui nesta quarta (6), no navio Beluga Fantasy.
Os equipamentos foram importados da Siemens, da subsidiária na China, pelo consórcio Mabe, construtor do empreendimento, a um custo de US$ 54 milhões. A viagem durou 60 dias.
O maquinário pesa mais de 300 toneladas e provavelmente será transportado neste fim de semana do Porto do Itaqui até a usina por via terrestre, seguindo os devidos procedimentos de segurança. O gerador é a peça de maior peso individual, com 266 toneladas, e exigirá o uso de guindastes especiais para içá-lo até o local onde será montado.
Para ser transportado do porto até a usina, uma distância de aproximadamente sete quilômetros, o equipamento foi acomodado numa plataforma sobre rodas conhecida como centopéia, com 36 eixos. Cabe ressaltar que, para a retirada do maquinário dos porões do navio, foi utilizado conjunto de guindastes do navio.
Importância - O sistema é considerado o coração da usina termelétrica MPX Itaqui, em construção no Distrito Industrial de São Luís. É a partir dele que efetivamente acontecerá a produção de energia elétrica. O vapor gerado na caldeira (que está em fase de conclusão) faz girar o eixo da turbina, que, conectado ao do gerador, produz energia elétrica.
O início do processo de montagem está previsto para os próximos dias e deve durar cerca de seis meses. Segundo o presidente da MPX Itaqui, Edio Rodenheber, o início das operações da usina termelétrica será no segundo semestre de 2011.
Rodenheber ressalta que a chegada do componente atende ao cronograma previsto para a conclusão da obra. “O conjunto de geração de energia chegou no momento em que toda a construção, para recebê-lo – incluindo bases, fundações civis e estruturas metálicas –, já está concluída. Isso permitirá que a montagem seja executada imediatamente”, explica o presidente.
Obras – As peças e equipamentos necessários à implantação da usina têm chegado quase semanalmente no Porto do Itaqui, acompanhando o cronograma das obras que já tem avanço global de 80% (considerando todo o complexo industrial - esteiras, linhas de transmissão, suprimentos, engenharia e usina). Hoje, trabalham diretamente na obra mais de 2,6 mil pessoas. No próximo mês, as obras civis e de montagem eletromecânica devem atingir o auge e a expectativa é empregar cerca de 3 mil pessoas.
Números
360 Megawatts/hora será a capacidade de geração de energia da usina
54 Milhões de dólares é o custo do sistema turbo-gerador
Mais
O sistema turbo-gerador é composto por uma turbina de três estágios: uma de alta pressão, média pressão e baixa pressão, acopladas ao eixo de um gerador de energia. O gerador está entre os mais modernos do mundo. Utiliza nitrogênio para resfriamento interno, propiciando um sistema com grande capacidade de geração, porém compacto. O peso do conjunto completo vai ficar na faixa de 300 toneladas, o que inclui turbina a vapor e o gerador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário