Faltando dois meses para o fim do ano, a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) já comemora o cumprimento de metas do Programa Viva Infraestrutura, plano de recuperação viária lançado pela governadora Roseana Sarney em julho de 2009.
Com um cronograma de trabalho audacioso, o objetivo do plano era pavimentar e recuperar aproximadamente 1.500 quilômetros de estradas maranhense no biênio 2009/2010 - quase três vezes mais do que entre 2002 e 2009. A meta foi ultrapassada.
No total, as obras do Governo do Estado já atingiram exatos 1.637,75 quilômetros, sendo 1.359,75 referentes aos dois primeiros anos do programa e mais 278 relativos a obras que foram antecipadas do biênio 2010/2011.
São 966,35 quilômetros restaurados, com 100% da meta atingida, mais 393,4 quilômetros de pavimentação, um índice de aproveitamento de 68% do estabelecido pelo plano.
A Sinfra contabiliza 278 quilômetros restaurados antes do que previa o cronograma. São os casos da MA-228, trecho Anapurus/Mata Roma (9 km); MA-034, trecho Cana Brava/Tutóia (45 km); MA-206, trecho BR-316/Carutapera (79 km); e MA-123, trecho BR-010/São Pedro da Água Branca (145 km). Todas deveriam passar por intervenções da Secretaria apenas no biênio 2010/2011, mas os serviços já estão em fase final nesses locais.
"Nem tudo está 100% concluído, é verdade, mas comemoramos a marca porque sabemos que os trechos não finalizados já estão bem adiantados e estarão prontos antes da virada do ano", disse o secretário de Infraestrutura, Fernando Leal.
De acordo com Leal, o Maranhão tinha uma malha rodoviária sucateada. “Praticamente tudo o que existia de asfalto no estado tinha sido feito há muito tempo e, com o período chuvoso extenso que existe aqui e a falta de conservação, as estradas estavam se deteriorando. Foi pensando em acabar com esse problema que o Programa Viva Infraestrutura foi desenvolvido. E os resultados começam a aparecer", explicou.
Na avaliação de Leal, o maior mérito do Programa foi conseguir levar asfalto e estradas de melhor qualidade para todas as regiões do Maranhão, independentemente de questões políticas.
"O que se viu nos últimos dois anos, foi o Governo do Estado trabalhando em todas as regiões do Maranhão, sem distinções, sem apego a colorações partidárias, e o resultado é o trabalho sendo reconhecido pela classe política e, principalmente, pela população, que é quem mais depende dessas estradas", ressaltou o secretário.
Pesquisa - Outro motivo de orgulho para o secretário de Infraestrutura foi a mais recente pesquisa CNT/Rodovias, realizada pela Confederação Nacional do Transporte em todo o país. De acordo com os dados, divulgados em setembro deste ano, dos 4.272 quilômetros de rodovias existentes no Maranhão (entre federais e estaduais), 43,4% foram consideradas em perfeito estado; 35,2% estão desgastadas; 20,3% com trincas ou remendos e apenas 0,6 % totalmente destruídas.
Ainda segundo a avaliação da CNT, 74,9% das estradas maranhenses atingiram os índices regular, bom ou ótimo. Esse número era de apenas 66,6% em maio de 2009. Em contrapartida, as vias classificadas como ruins ou péssimas, que eram 33,3% no ano passado, caíram para 25,1%.
Levando-se em consideração apenas as estradas ruins, o número caiu quase pela metade. Eram 20,3% em 2009 e apenas 12,4% este ano.
Para o secretário Fernando Leal, os números são o reflexo do esforço do Governo do Estado em recuperar a malha viária maranhense e do comprometimento do Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), com o transporte rodoviário no Brasil.
"São dois os atores principais do processo de recuperação da malha viária que nos alçaram a esse patamar: em primeiro lugar o Governo Federal, através do Dnit, que tem priorizado a recuperação das estradas para a diminuição dos gargalos no escoamento da produção; e, em segundo, o programa Viva Infraestrutura, que já recuperou e pavimentou mais de 1.600 quilômetros de estradas em todo o estado e só tem trazido melhorias para a população maranhense", ressaltou.
Futuro - Com um cronograma de obras que se estende até 2012, o Programa Viva Infraestrutura deve ser retomado a partir do segundo trimestre do ano assim que o período das chuvas estiver em sua fase final.
Se o foco do primeiro biênio foi a recuperação das estradas em piores condições (mais de 50% das obras foram de restauração), o segundo biênio priorizará a pavimentação. A meta é asfaltar 17 estradas, um total de 724,1 quilômetros, e cumprir o prometido pela governadora Roseana Sarney ainda durante o lançamento do plano: ligar todas as cidades maranhenses a pelo menos um acesso asfaltado até o fim de seu governo.
Números
Dados gerais do programa (2009/2010)
Restauração 966,35 km
Pavimentação 393,40 km
Obras antecipadas de 2011 - 278 km
Total 1.637,75 km
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