O secretário de Estado de Infraestrutura, Fernando Leal, assinou, nesta sexta-feira (3), a ordem de serviço que autoriza o início dos serviços de reforma da Biblioteca Benedito Leite, no centro de São Luís.
A obra, orçada em R$ 4,3 milhões, prevê a recuperação da estrutura do prédio e deve durar um ano. Serão instalados dois elevadores e meios de acessibilidade para portadores de deficiências. Todas as dependências serão restauradas e instaladas novas instalações hidráulicas, elétricas e de informática.
De acordo com o secretário adjunto de Obras Civis da Sinfra, Aparício Bandeira, a expectativa é que as obras sejam iniciadas imediatamente. “A ordem de serviço em mãos a empresa responsável pelo serviço pode iniciar os trabalhos imediatamente", afirmou Bandeira.
O secretário adjunto explica que a demora no início das obras se deu em virtude da necessidade de elaboração de um projeto consistente para a reforma e de uma série de recursos impetrados por uma das empresas participantes da licitação. "Só esta semana a Justiça negou liminar a um recurso impetrado por uma das empresas participantes do processo licitatório. Esse recurso engessava todos os passos da licitação e nos impedia de assinar a ordem de serviço autorizando a empresa vencedora a iniciar a obra", ressaltou Bandeira.
Serviços
Enquanto durar a obra, prevista para 12 meses, os serviços do órgão continuarão sendo oferecidos à população em setores da Secretaria de Estado de Cultura (Secma). Além disso, para garantir o atendimento ao público de maior procura na biblioteca, o Governo do Estado locou um imóvel na Rua do Egito, que dispõe de dois grandes salões e oito salas.
No imóvel da Rua do Egito funcionarão os setores de Literatura, Obras Maranhenses, Acervo Geral, Acervo Escolar e Acervo Infantil. Estarão também à disposição do público os jornais raros não microfilmados, o Escritório de Direitos Autorais, responsável pelo registro de obras, entre outras atividades.
A consulta aos jornais microfilmados poderá ser feita pelos usuários no Arquivo Público do Estado (Rua de Nazaré, 218). A estratégia temporária de atendimento ao público terá continuidade e será aprimorada, para que a população possa ter acesso aos serviços até que o prédio localizado na Praça Deodoro seja totalmente reformado dentro de padrões modernos de recepção e acolhimentos dos usuários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário