domingo, 11 de julho de 2010

São Luís supera metas do Ideb e fica em 2º lugar entre as capitais do NE



Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o índice de São Luís passou de 4,0 em 2007 para 4,3 em 2009, confirmando a superação da meta projetada para 2009, que era de 4,0

A rede municipal de educação de São Luís superou as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estabelecidas para 2009 nos anos iniciais e finais. A capital maranhense alcançou, antecipadamente, a meta de 2015 nos anos finais do Ensino Fundamental e, nos anos iniciais, também ficou a 0,1 ponto do Ideb determinado para 2011. Com o resultado, a cidade garantiu o 2º lugar entre as capitais do Nordeste.

“O resultado positivo do Ideb de São Luís em 2009 é fruto de um trabalho conjunto em prol da melhoria da qualidade da Educação. O compromisso do corpo técnico-pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com os estudantes tem propiciado a contínua elevação dos índices educacionais da cidade”, disse a secretária municipal de Educação, Sueli Tonial.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o índice de São Luís passou de 4,0 em 2007 para 4,3 em 2009, confirmando a superação da meta projetada para 2009, que era de 4,0. A análise mostra que houve um crescimento nas notas das provas de Língua Portuguesa e Matemática e melhora nas taxas de aprovação escolar.


Notas do Ideb apontam avanços em Ribamar


Liceu Ribamarense obteve índice 6.6, considerado muito satisfatório

As políticas públicas implantadas pela administração do prefeito Luís Fernando Silva (DEM) – licenciado do cargo por um período de 90 dias – no setor educacional do município de São José de Ribamar foram reconhecidas nacionalmente, conforme avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) pela qualidade do ensino público.


O índice de 4.6 referente ao ano de 2009 e divulgado no início deste mês pelo Ministério da Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostra que as escolas municipais ribamarenses obtiveram índice médio bem superior ao de 2005, em torno de 3.1, traduzindo uma das maiores evoluções no período, de acordo com o Ideb.
O resultado do índice demonstra que a qualidade do ensino oferecido nas escolas da rede municipal de São José de Ribamar melhorou muito desde o início da gestão do prefeito Luís Fernando. Como era previsto, o maior destaque de qualidade entre as escolas ribamarenses em 2009, conforme revela o resultado do Ideb, é o Liceu Ribamarense.


Construído, implantado e mantido pela administração Luís Fernando, o Liceu Ribamarense, primeira unidade pública de ensino em tempo integral do Maranhão, apresentou Ideb de 6.6, um dos melhores indicadores em nível nacional e que a iguala aos resultados obtidos pelas melhores escolas particulares do país.


A Prefeitura planeja implantar uma rede de escolas em tempo integral semelhante ao Liceu Ribamarense, inaugurado em 2008. Uma unidade de ensino está sendo construída no Parque Jair. O trabalho está sendo custeado, também, com recursos próprios do Município e contará com 10 salas de aula, laboratórios de ciências e de informática, área de vivência, núcleo de esportes e sala de multimídia e atenderá 400 alunos. A Prefeitura já adquiriu um terreno, localizado na chamada Região das Vilas de Ribamar, onde será iniciada, em breve, a construção do Liceu Ribamarense III.


Ainda de acordo com avaliação do Ideb, as ações executadas pelo prefeito Luís Fernando no setor educacional do município, além de melhorar a qualidade do ensino público de São José de Ribamar, garantiram aos alunos ribamarenses escolas com ótima infra-estrutura, maior oferta de vagas, transporte escolar de qualidade, fornecimento gratuito de fardamento escolar e material didático, dentre outros benefícios.

Nenhum comentário: