terça-feira, 12 de janeiro de 2010

“Cuxá” pode ser incluído como bem imaterial do patrimônio cultural




Começa hoje, no auditório Rosa Mochel do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, o Ciclo de Palestras sobre a influência afro-brasileira na cultura maranhense, as palestras serão proferidas por pesquisadores da cultura popular maranhense das 19h às 21h.


Visando reconhecer a contribuição afro-brasileira na cultura do Maranhão; resgatar a importância dessa cultura para o Maranhão e para o Brasil e, valorizar a cultura afro-brasileira, o Ciclo de Palestras que discutirão as culturas afro-brasileiras é uma promoção da Sociedade Artística e Cultural do Maranhão, com apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Cultura/Superintendência de Cultura Popular e Comissão Maranhense de Folclore.

O Ciclo de Palestras abordará temas voltados para a medicina popular, folclore maranhense, religiosidade e, culinária maranhense serão proferidas pelos pesquisadores Sérgio e Mundicarmo Ferretti, Michol Carvalho e por Zelinda Lima. O Ciclo de Palestras atenderá o público alvo de professores, pesquisadores, estudantes do ensino médio e universitário, bem como a comunidade em geral interessado pelo tema.

No último dia de conferências, será apresentado pela pesquisadora Zelinda Lima, documentos que pedem a inclusão do “cuxá”, prato típico da culinária maranhense, como bem imaterial do patrimônio cultural.

Arroz de cuxá-maranhense


20min 5 porções

Ingredientes:

Vinagreira (erva verde meio azedinha)

1 tomate picado

1 cebola picada

1 pimentão picado

Pimentinha de cheiro a gosto

150 g de camarão seco

Gergelim a gosto

1/2 kg de arroz branco cozido

Azeite

Modo de Preparo:

Coloque a vinagreiar pra cozinhar até murchar, retire do fogo escorra, e de umas batidas nela com a outra face da faca

Refogue todos os temperos em azeite, coloque o camarçao seco, um pouco do gergelim e a vinagreira, mexendo sempre para incoorporar ao refogado

Depois vá acrescentando o arroz já cozido, não esquecendo de que tem que ficar bem verdinho, por conta da vinagreira

Por fim e só desgustar esse típico arroz maranhense.

DELÍCIA! PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

http://tudogostoso.uol.com.br/receita/9547-arroz-de-cuxa-maranhense.html




Nenhum comentário: