Não bastasse o Piauí agora também o Ceará.
Fortaleza - É visível aqui no Ceará uma ponta de ciúme de empresários, representantes de companhias docas e dirigentes de portos do Norte/Nordeste, que participam de um seminário sobre logística, com as perspectivas que estão se abrindo para o Porto do Itaqui e, consequentemente, para o Maranhão. É um “ciúme” respeitoso, diga-se de passagem.
Logo na abertura do evento o ministro Pedro Brito, que anunciou a construção do terminal de grãos e a duplicação do porto maranhense, começou destacando o Itaqui por conta dos grandes investimentos que estão aportando no estado. Não só por isso. A duplicação do Canal do Panamá e a própria entrada da Venezuela no Mercosul farão mais navios cruzarem a Costa Nordestina, mais próxima geograficamente desses mercados. Vantagem para o Maranhão.
Um exemplo: um navio leva 17 dias do Porto de Santos (SP) até Roterdã (Holanda). Saindo do Itaqui esse percurso dura dez dias, sete dias a menos de frete e muita economia a importadores e exportadores.
Por causa de todos esses fatos o presidente da Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária), Hermes Ferreira, tem sido bastante assediado pela imprensa local, que se mostra bem informada sobre as perspectivas de transformações na economia maranhense.
Durante o seminário tem ficado bem clara essa ponta de ciúme. A fita oficial do evento foi descerrada justamente em frente ao stand do Porto do Itaqui. Ontem o programa Bom Dia Ceará entrevistava dois especialistas quando foi exibida uma matéria sobre o porto maranhense produzida pela TV Mirante. Quando terminou a reportagem a apresentadora fez questão de dizer que a matéria foi veiculada de “propósito” e em seguida questionou os especialistas:”O Itaqui tem realmente todo esse potencial?”.
Visivelmente constrangidos, os entrevistados sairam pela tangente. Disseram que todo porto tem uma vocação e é importante dentro de suas características, mesmo discurso oficial adotado pelo presidente da Emap (veja a reportagem aqui).http://tvverdesmares.com.br/bomdiaceara/portos-do-norte-e-nordeste-se-modernizam/
No entanto, quando questionado pelo blog sobre essa “ciumeira”, Hermes Ferreira não escondeu sua satisfação. “Essas coisão são assim mesmo. A tendência é piorar”, disse, sorrindo.
Fonte: blog do Décio Sá
http://colunas.imirante.com/decio/2009/11/06/vantagens-do-itaqui-geram-ciumeira-no-ceara/#comments
Nenhum comentário:
Postar um comentário