quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Roseana apresenta Salão de Turismo e anuncia investimentos no setor


Ao apresentar à imprensa, na tarde desta terça-feira (10), a realização do I Salão de Turismo do Maranhão, que acontecerá de 25 a 28 de novembro, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, a governadora Roseana Sarney anunciou investimentos da ordem de R$ 40 milhões na revitalização turística dos centros históricos de São Luís e Alcântara.


Roseana Sarney explicou a solicitação dos recursos fazem parte de uma carta consulta encaminhada pelo Governo do Estado para o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Também revelou a preocupação do governo em atender a demanda de turistas que virá ao Maranhão, com a chegada de empreendimentos na ordem de R$ 80 bilhões, programados para os próximos cinco anos, com as instalações de empreendimentos como a instalação da refinaria da Petrobras, planta industrial de uma aciaria, fábrica de celulose, termoelétricas, ampliação do Porto do Itaqui, entre outros.

“Avançamos na área de Turismo, capacitando e dando condições aos profissionais de competir com outros estados no campo do mercado de trabalho”, informou a governadora. “Precisamos das parcerias dos prefeitos, dos secretários, dos agentes de viagens, da cadeia produtiva turística para que o nosso estado adentre definitivamente na rota do turismo nacional e internacional”, convocou.

O secretário de Turismo, Tadeu Palácio, explicou que o Salão reunirá técnicos especializados. A meta, segundo ele, é revitalizar o setor, dando continuidade ao trabalho realizado pela governadora Roseana Sarney em suas administrações anteriores. “São nove pólos turísticos, e outros estão em desenvolvimento, que serão enviados ao Ministério Turismo para que possamos desenvolver o setor em todos os municípios”.
O Salão, conforme acrescentou Tadeu Palácio, será uma oportunidade de mostrar as belezas naturais, a cultura e a culinária do estado.

“Será um momento de despertar, uma forma de mostrar o turismo ao Brasil, o nosso carnaval, os festejos juninos, São Luís e suas potencialidades, os Lençóis Maranhenses”, enumera o secretário de Turismo, que vê a criação de um Aeroporto em Barreirinhas como parte fundamental dentro do acordo firmado entre o Maranhão, Ceará e Piaui para criar o Roteiro das Emoções. “Com essa decisão, a governadora não está defendendo somente os interesses do Maranhão, mas do Brasil, pois os Lençóis Maranhense são de fundamental importância para a viabilização do projeto”.

O salão

À secretária-adjunta de Turismo, Socorro Araújo, ficou a incumbência da apresentação do projeto do I Salão do Turismo. O evento contará com uma megaestrutura montada no Centro de Convenções e Multicenter Sebrae, com 51 estandes, divididos entre os pólos turísticos, entidades, secretarias estaduais, artesanato, área de comercialização e com a participação de instituições de ensino superior.

Socorro Araújo salientou que no dia 27 deste mês vai acontecer, como forma de atração do Salão, o lançamento oficial do Carnaval, com a apresentação de diversas bandas, blocos e a participação especial da cantora maranhense Alcione.

“Teremos 60 empresários, 15 jornalistas, das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com mais agentes de viagens, operadores, orientadores de eventos que estarão conhecendo o Maranhão, suas potencialidades e suas riquezas. Como os nossos empresários poderão fornecer os produtos do estado”, destacou Socorro Araújo.

O Salão será uma ferramenta, de acordo com técnicos da Secretaria de Turismo, de apoio para à estruturação dos roteiros turísticos trabalhados pelos municípios maranhenses, bem como incentivar a criação de novos roteiros. Mostra gastronômica, de artesanatos também farão parte do evento.

Na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens do Maranhão (ABAV-MA), Guilherme Marques, a perspectiva da realização do Salão do Turismo poderá fomentar o trade turístico, assim como informar a imprensa local de sua importância de levar o encontro para o país. “Muito importante o Salão para dar visibilidade e esta apresentação mostra a magnitude, o detalhamento deste evento”.

Para a prefeita de Araioses, Luciana Trinta, esta nova intervenção do governo na área turística do estado vem sendo aguardada com muita ansiedade, pela importância de muitas cidades do estado necessitar do setor para o crescimento da economia local.

“Apostamos no sucesso total de mais um evento a nos trazer o retorno tão almejado para o turismo para o Delta das Américas, no qual o nosso município possui aproximadamente 80% da área”, afirmou Luciana Trinta.
http://www.ma.gov.br/imprensa/?Id=4914

Nenhum comentário: