Foto: Mauro Sampaio/Acessepiauí
Senadora Roseana Sarney (PMDB-MA)
A senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) já havia avisado no ano passado a quem quisesse entender que iria lutar pela internacionalização do modesto aeroporto de Barreirinhas, portal dos Lençóis Maranhenses. Ela é contrária ao acordo entre os governadores do Maranhão, Jackson Lago (PDT), do Piauí, Wellington Dias (PT), e do Ceará, Cid Gomes (PSB), de integrar a Praia de Jericoacoara (CE), o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses utilizando o aeroporto de Parnaíba para recepção dos turistas estrangeiros. Da tribuna, no dia 19 de abril de 2007, Roseana Sarney ingressou na luta pela internacionalização do aeroporto de Barreirinhas.
Nesta quarta-feira (13), ela obteve a primeira vitória: a aprovação na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura do seu Projeto de Lei (PLS) nº 248/07, que autoriza o Poder Executivo a investir na ampliação e promover a internacionalização do aeroporto de Barreirinhas, que passará a se chamar Aeroporto Internacional de Barreirinhas, se sancionado pelo Presidente da República. A matéria foi aprovada em caráter terminativo, quer dizer, não havendo nenhum protesto de senador para ir à votação em plenário, será imediatamente apreciada pela Câmara dos Deputados.
Na justificação do seu projeto, Roseana Sarney diz que o aeródromo de Barreirinhas demanda urgentes investimentos para conclusão e modernização e lembra que ele já faz parte da Relação Descritiva do Plano Nacional de Viação (PNV), “o que permite ao Governo Federal adotar as medidas necessárias à sua plena e adequada utilização.”
A senadora, que é Líder do Governo no Congresso Nacional, considera o aeroporto “especialmente relevante para os Estados do Maranhão, Piauí e Ceará”. Os principais aeroportos piauienses e cearenses estariam, segundo sua argumentação, “articulados” com o de Barreirinhas. “Dotar Barreirinhas dos meios para a recepção adequada dos milhares de brasileiros e estrangeiros que têm acorrido a essa bela região significa investir na melhoria de nosso desempenho na disputa dos fluxos turísticos e escala mundial”, ressalta Roseana Sarney.
*Com informações da Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário