Com 169 MW, a turbina é uma das quatro da primeira fase do Complexo Termelétrico Parnaíba, no município de Santo Antônio dos Lopes, pela MPX
A empresa de energia MPX, de Eike Batista, sincronizou, na sexta-feira, dia 5, a quarta turbina da Usina Termelétrica Parnaíba I, com capacidade instalada de 169 megawatts (MW) ao Sistema Interligado Nacional (SIN). No dia 6, a turbina atingiu a capacidade nominal e está operando em testes desde então, segundo a empresa.
O empreendimento corresponde à primeira fase do Complexo Termelétrico Parnaíba, em Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão. A UTE Parnaíba I é uma parceria entre a MPX (70%) e a Petra Energia (30%), e é composta por quatro turbinas a gás de 169 MW cada, totalizando uma capacidade instalada de 676 MW.
Atualmente, três das quatro turbinas estão produzindo energia na capacidade plena, sendo remuneradas segundo os termos do Contrato de Comercialização de Energia assegurado no leilão de energia A-5 de 2008.
Com a sincronização da quarta turbina, a usina atingiu a potência total de 676 MW, com consumo de gás natural equivalente a 4,4 milhões de metros cúbicos/dia. O gás utilizado pela UTE Parnaíba é suprido pela coligada OGX Maranhão, sociedade formada entre MPX (33,3%) e OGX Petróleo e Gás Participações (66,6%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário