quarta-feira, 10 de abril de 2013

Campus do IFMA será implantado este ano na cidade de Ribamar

Iimplantação do campus foi articulada pelo prefeito Gil Cutrim, em 2011

A reitoria do Instituto Federal do Maranhão ( IFMA) confirmou ontem que as obras de construção de uma unidade de ensino no município de São José de Ribamar serão iniciadas ainda este ano.
A implantação de um campus do IFMA em Ribamar é resultado de uma articulação do prefeito Gil Cutrim (PMDB) iniciada em 2011. Além de conseguir o benefício educacional no Ministério da Educação, Cutrim doou um terreno pertencente à Prefeitura para que a unidade seja construída.
“A implantação do campus do IFMA em Ribamar fortalece o sistema educacional do município e o processo de capacitação dos moradores que, além da rede municipal, contarão com um Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão [obra em andamento] e um polo da Uema, que será implantado ainda este ano, de acordo com a reitoria da instituição de ensino superior”, afirmou o prefeito.
De acordo com a reitoria do IFMA, por meio de sua Assessoria de Imprensa, os editais de licitação para construção do campus de São José de Ribamar, Itapecuru, Araioses, Pedreiras, Viana e Presidente Dutra serão abertos gradativamente a partir do dia 29 e as obras devem começar no segundo semestre do ano.

Modalidades - O IFMA ribamarense terá capacidade para atender cerca de 1.200 alunos em três modalidades de cursos: básico (voltado para o aperfeiçoamento de mão de obra em áreas como solda elétrica e mestre de obras, por exemplo, que não exigem grau de escolaridade elevado, cuja carga hora será de no máximo 160 horas); formação inicial continuada (para quem cursou até o oitavo ano do Ensino Fundamental, com duração de dois a três anos).
Ao final do curso, o aluno será diplomado como técnico e estará habilitado a prosseguir com os estudos, visto que os conteúdos dos cursos técnicos são integrados à grade curricular do ensino médio convencional e nível superior - nas áreas de Engenharia e licenciatura em ciências exatas -, Matemática, Física e Química.

Nenhum comentário: