Licenciamento refere-se às atividades em terra e no mar e integra o projeto Capacitação Logística Norte
A Vale informou que recebeu a licença ambiental para operação (LO) para o Píer IV do Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), em São Luís, emitida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente
(Sema). A LO refere-se às seções onshore (em terra) e offshore (no mar) do Píer IV. A mineradora não divulgou a data de início de operação do atracadouro.
A parte onshore compreende dois viradores de vagões, dois pátios de estocagem de minério de ferro, uma empilhadeira, duas recuperadoras de minério de ferro e correias transportadoras. A parte offshore contém o berço Sul do Pier IV, uma ponte de acesso
(1,6 km), carregadora de navios com a respectiva linha de carregamento (16 mil toneladas por hora), sistema de proteção ambiental, um píer para rebocadores e outros equipamentos.
Segundo a Vale, a obtenção da LO representa etapa fundamental para o suporte logístico ao crescimento da produção de minério de Carajás, à medida que a mineradora passa a dispor de todas as licenças ambientais requeridas para as operações portuárias do projeto Capacitação Logística Norte (CLN 150).
A mineradora informou ainda que o CLN 150 permitirá a expansão da capacidade logística de Carajás para 150 milhões de toneladas métricas anuais (Mtpa), envolvendo a duplicação de 125 km da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e a construção de um terminal ferroviário, em adição ao Píer IV do TPPM.
Expansão - Segundo informes especializados no setor, a capacidade total de escoamento pelo CLN 150 equivale a cerca de metade das vendas totais de minério e pelotas da Vale, maior produtora global da commodity, no ano passado.
Para alcançar essa meta, a companhia trabalha em outros projetos paralelos no Pará para elevar em 40 milhões de toneladas ao ano a capacidade de produção da região de Carajás, com previsão de entrada em operação no segundo semestre de 2013.
Além disso, a Vale também desenvolve Carajás Serra Sul, com entrada prevista para o segundo semestre de 2016, que terá capacidade nominal para 90 milhões de toneladas de minério. O polo de Carajás, no Pará, produziu 106,8 milhões de toneladas em 2012, 2,7 % abaixo de 2011.
O aumento da capacidade de escoamento no chamado Sistema Norte está previsto para se dar entre o primeiro semestre deste ano até o fim de 2014, segundo relatório da Vale divulgado recentemente, no qual informou também que um navio já atracou no porto do Maranhão em teste de carregamento, o Ore Belo Horizonte, em dezembro de 2012.
A capacidade prevista de escoamento do sistema norte da Vale é de cerca de 150 milhões de toneladas por ano. O projeto de expansão, chamado de Capacitação Logística Norte (CLN150), está praticamente concluído na parte de porto, mas ainda tem serviços de ampliação a serem feitos na Ferrovia Carajás.
Na EFC, devem ser investidos US$ 7,6 bilhões. Serão construídos quase 50 viadutos e grande parte dos 56 pátios para manobra e estacionamento dos trens - comboios de 3,5 quilômetros e 336 vagões - serão ampliados. No porto, em Ponta da Madeira, os investimentos alcançam US$ 2,5 bilhões.
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