sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Balneário Veneza em Caxias muito mais que apenas um ponto turístico

Obra de revitalização do Balneário Veneza está em fase de conclusão

As águas do balneário, ricas em enxofre e eficaz no tratamento de doenças de pele atraem banhistas ao local.
 
Wybson Carvalho
Especial para O Estado
 
Caxias - As obras públicas de restauração e ampliação realizadas pela Prefeitura de Caxias, ora em fase de conclusão, com vistas à revitalização do Balneário Veneza, transformarão o aprazível local no mais moderno e principal potencial turístico da região leste maranhense, acredita o secretário de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico de Caxias, Léo Barata.
Chama atenção as qualidades térmico-medicinais das águas do Balneário Veneza, ricas em enxofre, com eficácia no tratamento de micoses epiteliais, e que atraem de banhistas diuturnamente ao balneário. O local também oferece como forte atrativo o famoso pirão de parida, que ganhou, institucionalmente, por meio do Projeto de Lei nº 015/2012, do vereador Ricardo Marques, uma data específica em que se organiza o Festival do Pirão de Parida. A coordenação é da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio Cultural.
O festival será realizado, a partir deste ano, no segundo domingo do mês de julho e terá periodicidade anual dentro do calendário cultural das festividades gastronômicas caxienses.
O pirão de parida é uma iguaria da gastronomia caxiense vendido nos bares e restaurantes da Veneza.

Reunião – Léo Barata, acompanhado do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Manoel Silveira; do comandante da Guarda Municipal, capitão Silvino, da turismóloga Dinara Lobo e de outros membros de sua equipe de trabalho, visitou o Balneário Veneza no início deste mês e participou de reunião com os donos de bares e restaurantes daquele aprazível balneário.
“Recebemos a orientação do prefeito, Léo Coutinho, para ouvirmos as comunidades caxienses e, a partir de suas necessidades, estabelecermos a satisfação dos seus anseios para proporcionarmos um bem-estar coletivo. O balneário é de todos. Portanto, é necessário conversarmos com os responsáveis por esse sucesso para podermos prestar e oferecer um serviço à altura do merecimento de cunho turístico”, afirmou Léo Barata.
O secretário propôs uma parceria com vistas ao processo participativo de administração do local, no qual o gestor público e a associação dos donos de bares e restaurantes venezianos se sentarão à mesa para formularem e articularem, juntos, uma política administrativa que estabeleça no balneário segurança, disciplina e aprazividade.
Uma série de reuniões será realizada entre os gestores municipais e a Associação dos Donos de Bares e Restaurantes do Balneário Veneza. Na próxima semana, haverá um novo encontro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ê lugar lindo... Saudades desta cidade maravilhosa e desta Veneza muito legal.