sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Falta qualidade no sistema de ônibus de Imperatriz

 

Vereadores denunciam a falta de qualidade do sistema de ônibus


Tanto na cidade de Imperatriz quanto na de Governador Edison Lobão, na Região Tocantina, os usuários reclamam do longo tempo de espera em paradas.

Imperatriz – O sistema de transporte coletivo de passageiros de Imperatriz tem sido alvo de constantes reclamações dos usuários, segundo observou o vereador Rildo Amaral (PDT).
“Participei de uma reunião, no bairro Vila Lobão, onde os jovens reclamavam da qualidade do serviço, do assédio moral e do tempo de espera nas paradas de ônibus que chega até duas horas”, apontou o parlamentar.
Em algumas linhas, segundo o vereador, uma das empresas de transporte de passageiros utiliza apenas micro-ônibus, situação que tem gerado reclamações dos usuários em relação ao desconforto e o excesso de passageiros que são transportados em pé.
“Nós sabemos que somente a VBL alugou pelo menos 70 ônibus para uma grande empresa que está se instalando em Imperatriz”, disse Amaral. O vereador entende que os ônibus que foram alugados deixou a maioria dos moradores dos bairros da periferia desprovida de transporte coletivo, como é o caso da linha da Vila Fiquene.
Amaral sustenta que, embora várias reclamações tenham sido feitas no Legislativo, cabe à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) fiscalizar e adotar medidas administrativas em desfavor das empresas que exploram o serviço público de transporte coletivo, em Imperatriz.
“Essa empresa detém há 16 anos o transporte coletivo de passageiros. Fazemos um apelo para que sejam corrigidos esses erros que causam transtornos à comunidade carente, principalmente aos estudantes, a classe trabalhadora e a juventude em geral”, reivindicou Amaral.
O parlamentar denunciou, ainda, o péssimo estado de conservação dos ônibus, que também está prejudicando os estudantes das escolas públicas e particulares em Imperatriz.
O vereador pastor Luís Gonçalves (PDT) ressaltou que foi aprovado em Plenário da Câmara Municipal de Imperatriz Projeto de Lei, sancionado pelo prefeito Sebastião Madeira, para que seja feita a verticalização dos canos de descargas dos ônibus que fazem o transporte coletivo em Imperatriz.
Pastor Luís Gonçalves denunciou, ainda, que alguns motoristas de transporte coletivo utilizam headfone quando estão dirigindo pelas ruas e avenidas da cidade de Imperatriz. “Essa é uma medida que precisa ser combatida, pois os motoristas costumam deixar os passageiros a mais de 300 metros de distância da parada normal de ônibus”, criticou.

Governador Edison Lobão – Em sessão ordinária realizada Na Câmara Municipal de Governador Edison Lobão, na semana passada, o vereador Júnior do Posto (PSB) solicitou providências ao prefeito Lourencio Moraes (PSDB). Ele reivindicou que as empresas concessionárias do transporte coletivo de passageiros cumpram as rotas e horários dos ônibus na cidade.
“Nós temos observado que depois que a indústria Suzano iniciou o processo de instalação de sua unidade fabril em Imperatriz, a empresa de transporte coletivo passou a colocar ônibus de péssima qualidade para a cidade de Governador Edison Lobão”, apontou Júnior do Posto, que defende a modernização da frota, respeitando os usuários de transporte coletivo, principalmente os idosos e portadores de necessidades especiais que dependem do ônibus.
Júnior do Posto disse que os ônibus que operam atualmente na linha Imperatriz/Governador Edison Lobão estão sendo alvo de reclamações dos usuários, pois são veículos antigos que não oferecem conforto e qualidade à comunidade lobanense.
“Temos visto por diversas vezes ônibus dessa empresa com problemas mecânicos nas margens da BR-010. É um absurdo, um grande desrespeito com os usuários de transporte coletivo”, reclamou o parlamentar.
O vereador alertou, na Câmara Municipal, para a revolta da comunidade. Os usuários de transporte coletivo ameaçam incendiar os veículos, caso a empresa insista em continuar utilizando os velhos ônibus.
O vereador Raimundo Santos, que também utilizou a tribuna, disse que o prefeito Lourencio Moraes nunca se pronunciou a respeito do problema para tentar corrigi-lo, principalmente em relação ao desrespeito aos horários, rotas e a qualidade do serviço oferecido à população de Governador Edison Lobão.

2 comentários:

Anônimo disse...

é uma mulecagem o qui essa empresa faz com nós. coloca os onibus pra fica mais rico na suzano, e deixa essas lata veia pra gente arrisca se lasca no meio da BR. So vou de van pra imperatriz pra nao corre o risco de meus filhos serem atropelados na BR porque esses TCI quebra toda viajem. unico jeito e tira essas empresa e coloca gente seria e que nao quer so levar dinheiro pro sul

Anônimo disse...

Sofro todos os dias com o transporte de Imperatriz, e o que ganho com isso? Fiscal que já me disse que quero é fazer graça, motorista que quase me arrastou no ônibus, motoristas que colocam em risco a vida dos passageiros porque passam a viagem toda falando ao celular e por aí vai. Aonde isso vai chegar? Só no prejuízo ao passageiro que é desrespeitado com tanto mal trato e uma passagem que é das mais caras do país.