sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Virada cultural para homenagear o aniversário de 400 anos da cidade

Hoje e amanhã serão feitos 19 shows gratuitos na Praça Maria Aragão e na Praça dos Catraeiros, na Praia Grande.


Uma maratona cultural se inicia hoje, com bandas e artistas, teatro, momentos poéticos e exibição de filmes para celebrar o aniversário de São Luís. A festa de rua ocorre em diversos espaços da cidade. São 19 shows gratuitos em palcos montados na Praça Maria Aragão, com a Virada Cultural, e na Praia Grande, onde ocorre a Virada do Rock. À meia-noite, um show com fogos de artifício marcará a chegada do dia 8 de setembro de 2012, data em que a capital maranhense completa 400 anos. A programação é elaborada pela Prefeitura.
Na Praça Maria Aragão, a maratona de shows se inicia às 20h. Às 23h, entra em cena uma das atrações mais esperadas da noite, o espetáculo acrobático Sonhos de Daniel de La Touche, da companhia francesa Le Passagers. Os artistas mostrarão performances de destreza corporal e coreografias. Haverá shows de Alysson Ribeiro, Banda Metrópole, Forró Puxa o Fole, Regional 310 e Máquina de Descascar’alho, grupo Pérola Negra, DJ Ely Jamaica e Grupo The Angel’s (street dance). Nos intervalos entre as apresentações, haverá recitação de poemas no Momento Poético.
Após o show de fogos de artifício, já no dia do aniversário da cidade, o Coral São João canta o hino da cidade, Louvação a São Luís, composição de Bandeira Tribuzi. Em seguida, será dado um abraço na Ponte José Sarney. Símbolo de uma fase da modernidade de São Luís, a ponte é a primeira ligação da cidade antiga com a nova.
Às 3h, será dado início à mostra cinematográfica Olhar Ludovicense. Doze filmes de cineastas locais serão exibidos: Rosas, de Ione Carvalho; Tambor de Crioula e Marisa vai ao cinema, de Murilo Santos; O destruidor de ilhas, de Denis Carlos; Jardins Suspensos, de Euclides Moreira; O incompreendido, Reverso e Bom te ver, de Francisco Colombo; A solidão de Dom Quixote, de Vinícius e Márcio Vasconcelos; Ódio, de Breno Ferreira; A ponte, de Joaquim Haickel, e São Luís – Atenas Brasileira, de João Paulo Furtado.
Uma roda de capoeira será apresentada às 4h. Às 5h, haverá uma alvorada, com duas serenatas de Kennedy Aranha e Lindalva Lins, para despertar a cidade para as comemorações. Em seguida, ocorrerá uma caminha rumo à Praça Pedro II, no Centro. Neste lugar, o dia se inicia com o Cortejo dos Orixás, às 8h.
Um bolo gigante foi fabricado para parabenizar São Luís, será partido às 8h30, na Avenida Pedro II. A programação cultural segue com os corais São João, da
UFMA, do ICBEU, do Liceu e Santa Cecília. Em seguida, se apresentam os grupos folclóricos Tambor de Crioula da Fé em Deus, Baile de Caixa e boi de Santa Fé e Boi Brilho da Ilha.

Virada do Rock- Os roqueiros de São Luís têm encontro marcado na Virada do Rock 400 anos, que começa hoje, a partir das 16h, e só termina amanhã, às 14h, na Praça dos Catraieiros, localizada na Praia Grande. Um palco foi montado para receber nove bandas e artistas.
A Virada do Rock vai entrar pela madrugada mostrando o som autoral das bandas e também leituras próprias de músicas de outros artistas. O rock rola durante 10 horas ininterruptas. São atrações o cantor e compositor Djalma Lúcio e as bandas Contracapa, Megazines, Farol Vermelho, Pedeginja, Baré de Casco, Mr. Simple, Legião Cover e Página 57.
Um dos idealizadores do evento, Celso Brandão, conta que a ideia foi viabilizar um espaço aberto ao público para que as bandas da cidade também participassem da festa dos 400 anos. “A festa é da cidade. Buscamos contemplar todos os gostos e público”, afirma.
Para o vocalista da Página 57, Ramirez Costa, a iniciativa é uma oportunidade para o público curtir as bandas de rock de São Luís. “Vamos dar rock’n’roll para a galera, rock’n’roll de graça, com muitas bandas reunidas”, diz. A Página 57 tem na sua formação Giorlan Moraes (baterista), Benone Carvalho (baixista), Márcio Glam (guitarra). No repertório da banda, covers de Red Hot Chili Peppers, Rage Against the Machine e System Of A Down, além de composições próprias, como Sapato, Jaburu e Chute.
A Megazines, composta por Ronaldo Lisboa (vocal), Emanuel Maia (baixo) e Thiago Fragoso (guitarra) Vinicius Medeiros (guitarra) e San “Bimbo” Gomes (bateria), vai apresentar músicas de seu primeiro disco, Scarface. O álbum de estreia alia a sonoridade de subgêneros do rock dos anos 1990 com uma roupagem bem atual, com letras inspiradas em temas do cotidiano, por vezes inspiradas em enredos cinematográficos. A banda também mostrará dois novos singles.

Virada Cultural 400 anos


Praça Maria Aragão
Hoje
20h Alysson Ribeiro. Momento Poético
21h Banda Metrópole. Momento Poético
22h Forró Puxa o Fole. Momento Poético
23h Espetáculo Acrobático Sonhos de Daniel de La Touche, com a companhia francesa
Le Passagers

8 de setembro
0h Louvação a São Luís, com o coral São João. Show com fogos de artifício.
Abraço na Ponte José Sarney
0h14 Regional 310. Máquina de
Descascar’alho. Momento Poético
1h Pérola Negra. Momento Poético
2h DJ Ely Jamaica
2h30 The Angel’s (street dance).
Momento Poético
3h Programação mostra Olhar Ludovicense
4h Roda de Capoeira
5h Momento Poético. Alvorada para despertar a cidade. Serenata com Kennedy Aranha
6h Momento Poético. Serenata com Lindalva Lins
7h Momento Poético. Caminhada
rumo à Praça Pedro II

Praça Pedro II

8 de setembro
8h Cortejo dos Orixás (Federação das Entidades Folclóricas e Culturais do Estado do Maranhão)
8h30 Corte do Bolo de Aniversário
de São Luís. Corais São João, UFMA,
ICBEU, Liceu e Santa Cecília. Tambor de Crioula Fé em Deus. Grupo de dança Baile de
Caixa. Boi de Santa Fé. Boi Brilho da Ilha.

Praia Grande

16h Virada do Rock 400 anos

Serviço


• O quê
Virada Cultural 400 anos
• Quando
Hoje e amanhã
• Onde
Praça Maria Aragão (Centro), com shows a partir de 20h, e Praça dos Catraieiros (Praia Grande), a partir de 16h

Nenhum comentário: