domingo, 8 de julho de 2012

Gravações da novela Lado a Lado movimentam o centro de SL

Gravações movimentam o centro de SL

Cenas da próxima novela das 18h, Lado a Lado, da Rede Globo, estão sendo filmadas em São Luís; Praia Grande serve de locação.

Carruagens, figurantes vestidos como escravos e casais com luxuosas roupas de época levaram o Centro Histórico de São Luís de volta ao passado no fim de semana durante as gravações de Lado a Lado, próxima novela das 18h da Rede Globo, com estreia prevista para setembro. Na manhã de ontem, o ator Lázaro Ramos, que interpreta Zé Maria; a atriz Sheron Menezzes, como Berenice, e Marcello Melo, como Caniço, participaram das filmagens em ruas da Praia Grande.
As gravações em São Luís foram iniciadas no dia 3 deste mês e vão até quarta-feira (11). A capital maranhense foi escolhida como cenário por manter preservado o conjunto arquitetônico formado por solares coloniais. A cidade fará as vezes do Rio de Janeiro do início do século XX, local e época em que a novela é ambientada. Na tarde de ontem, também estavam previstas as gravações com a atriz Camila Pitanga e com os atores Milton Gonçalves (Afonso) e Tião Dávila (Isidoro).
O ator Lázaro Ramos conta o que achou da cidade. "Eu sempre tive muita curiosidade de conhecer o Maranhão. Por ser
baiano, sabia que tinha muitas semelhanças com a minha terra e eu gosto muito de reggae. Conheci o Centro Histórico e Raposa, que é um passeio muito lindo. Mas não deu para fazer tudo o que gostaria. Terei que voltar de férias", disse. Ele também explicou que a arquitetura preservada de São Luís é adequada à ambientação da novela. "Achei a locação muito adequada para ambientar o Rio de Janeiro do início do século. Acho que a vivência da cidade contribui bastante para contar a nossa história", afirmou.
As gravações da novela movimentaram o Centro Histórico no sábado e no domingo. O figurino de Belle Époque e belos cabriolés (carruagens leves) chamaram a atenção do público que acompanhava as filmagens. Como parte da cenografia, uma feira foi montada na Rua Djalma Dutra, em frente ao Mercado das Tulhas.
Figurantes maranhenses participaram das gravações. O dançarino e ator Bruno Anderson Jansen Costa, de 27 anos, interpreta um negro livre. Não é a primeira vez que ele participa de grandes filmagens. Quando criança, fez uma participação como figurante no filme Carlota Joaquina, Princesa do Brasil (1995). O ator maranhense conta um pouco sobre a figuração em Lado a Lado. "Já carreguei barril, dancei capoeira, sambei e bati em policiais", disse.

Mais


A novela é de João Ximenes Braga e Cláudia Lage. A direção de núcleo é de Dennis Carvalho. O tema principal é o nascimento da mulher moderna na sociedade brasileira. Também serão abordados o começo da República, o surgimento do samba, a inserção dos negros na sociedade e o início das favelas. A trama gira em torno da luta de duas mulheres pela emancipação: Laura (Marjorie Estiano), integrante de uma família que entrou em decadência depois da Proclamação da República, e Isabel (Camila Pitanga), mulher da primeira geração após a Lei do Ventre Livre.

Nenhum comentário: