quarta-feira, 2 de maio de 2012

Cemar é apontada como a 2ª melhor em qualidade do serviço prestado no país


Avaliação da companhia maranhense foi feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica


02/05/2012 00h00



A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) ocupa a segunda melhor posição em qualidade do serviço prestado, em ranking elaborado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empresa maranhense, que é controlada pelo grupo Equatorial Energia, perdeu apenas para a Companhia Energética do Ceará (Coelce), entre as 33 concessionárias que atuam no mercado maior (acima de 1 TWh - terawatt hora).
O presidente da Cemar, Augusto Miranda, recebeu com satisfação a notícia dada pela Aneel que a companhia está entre as melhores do país em termos de qualidade nos serviços prestados. “A Cemar fez o dever de casa. Isso é fruto de investimentos em um modelo de gestão que está dando certo. Vamos trabalhar ainda mais em busca de mais qualidade nos nossos serviços”, frisou Augusto Miranda.
Os investimentos realizados pela Cemar desde 2004, quando o grupo Equatorial assumiu a empresa e que somam mais de R$ 2,5 bilhões, têm resultado não só na expansão da oferta de energia elétrica, mas na qualidade dos serviços prestados aos 1,9 milhão de consumidores.
Em 2004, os clientes da Cemar passavam muito mais tempo que hoje sem energia elétrica, chegando a 63,46 horas de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC). Com os investimentos em melhoria no sistema e em programas de gestão, esse índice caiu ao longo dos últimos sete anos, atingindo 21,4 horas em 2011.
Ainda de acordo com dados da Aneel, em relação à Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), que indica quantas vezes em média faltou luz, o índice era de 39,3 em 2004. Em 2011, caiu para 11,6.
No mercado maior (mais de 1 TWh - terawatt hora), que reúne 33 concessionárias, entre as quais a Cemar está inclusa, as piores colocadas estão na região Sudeste, Norte e Nordeste. A concessionária Light, que presta o serviço na região metropolitana do Rio de Janeiro, ficou em 31º, seguida da Companhia Energética do Piauí (Cepisa), 32º, e da Centrais Elétricas do Pará (Celpa), 33º, com a pior colocação.
Indicador - O ranking é elaborado com base no indicador de Desempenho Global de Continuidade (DGC), formado a partir da comparação dos valores apurados de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC).
Para a coleta e apuração dos indicadores de continuidade DEC e FEC, a Aneel exige que todas as distribuidoras certifiquem esse processo, com base nas normas da Organização Internacional para Normalização ISO 9000. O que foi feito pela Cemar.
O ranking é um instrumento que incentiva as distribuidoras a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço. Mesmo para as distribuidoras que estão abaixo dos limites regulatórios, existe incentivo para que elas continuem buscando as melhores posições.
A publicação do ranking também contribui para aumentar a transparência da gestão dos indicadores de continuidade e incentiva o envolvimento da sociedade nesse processo. Além disso, acompanha as melhores e mais recentes práticas internacionais, incorporando-as à realidade nacional.
O ranking é elaborado com base no indicador de Desempenho Global de Continuidade – DGC, formado a partir da comparação dos valores apurados de DEC (tempo de duração das interrupções) e FEC (quantidade de vezes em que o fornecimento é paralisado) das distribuidoras em relação aos limites estabelecidos pela ANEEL. Isso significa que as distribuidoras mais bem colocadas possuem, na média, melhor continuidade do serviço em relação às demais.

Segundo a Aneel, o ranking é um instrumento que incentiva as distribuidoras a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço. Mesmo para as distribuidoras que estão abaixo dos limites regulatórios, existe incentivo para que elas continuem buscando as melhores posições.

A Aneel considera que a publicação do ranking também contribui para aumentar a transparência da gestão dos indicadores de continuidade e incentiva o envolvimento da sociedade neste processo. Além disso, acompanha as melhores e mais recentes práticas internacionais, incorporando-as à realidade nacional.

O ranking das empresas é o seguinte

POSIÇÃO EMPRESA ESTADO
1º COELCE CE
2º CEMAR MA
3º CAIUÁ-D SP
4º CELPE PE
5º CPFL-Paulista SP
5º COPEL PR
7º ENERSUL MS
8º COSERN RN
8º CPFL- Piratininga SP
10º EMG MG
11º ELEKTRO SP/MS
12º RGE RS
12º ESCELSA ES
14º BANDEIRANTE SP
14º EPB PB
14º AmE AM
14º CEMAT MT
18º AES-SUL RS
19º CELESC SC
20º CEMIG-D MG
20º COELBA BA
22º CEEE-D RS
23º ELETROPAULO SP
24º CELTINS TO
25º AMPLA RJ
25º CERON RO
27º CEB-DIS DF
28º CELG-D GO
29º ESE SE
30º CEAL AL
31º LIGHT RJ
32º CEPISA PI
33º CELPA PA

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