Cemar é apontada como a 2ª melhor em qualidade do serviço prestado no país
Avaliação da companhia maranhense foi feita pela Agência
Nacional de Energia Elétrica
02/05/2012 00h00
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A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) ocupa a segunda
melhor posição em qualidade do serviço prestado, em ranking elaborado pela
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empresa maranhense, que é
controlada pelo grupo Equatorial Energia, perdeu apenas para a Companhia
Energética do Ceará (Coelce), entre as 33 concessionárias que atuam no mercado
maior (acima de 1 TWh - terawatt hora).
O presidente da Cemar, Augusto Miranda, recebeu com satisfação a
notícia dada pela Aneel que a companhia está entre as melhores do país em termos
de qualidade nos serviços prestados. “A Cemar fez o dever de casa. Isso é fruto
de investimentos em um modelo de gestão que está dando certo. Vamos trabalhar
ainda mais em busca de mais qualidade nos nossos serviços”, frisou Augusto
Miranda.
Os investimentos realizados pela Cemar desde 2004, quando o
grupo Equatorial assumiu a empresa e que somam mais de R$ 2,5 bilhões, têm
resultado não só na expansão da oferta de energia elétrica, mas na qualidade dos
serviços prestados aos 1,9 milhão de consumidores.
Em 2004, os clientes da Cemar passavam muito mais tempo que hoje
sem energia elétrica, chegando a 63,46 horas de Duração Equivalente de
Interrupção por Unidade Consumidora (DEC). Com os investimentos em melhoria no
sistema e em programas de gestão, esse índice caiu ao longo dos últimos sete
anos, atingindo 21,4 horas em 2011.
Ainda de acordo com dados da Aneel, em relação à Frequência
Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), que indica quantas
vezes em média faltou luz, o índice era de 39,3 em 2004. Em 2011, caiu para
11,6.
No mercado maior (mais de 1 TWh - terawatt hora), que reúne 33
concessionárias, entre as quais a Cemar está inclusa, as piores colocadas estão
na região Sudeste, Norte e Nordeste. A concessionária Light, que presta o
serviço na região metropolitana do Rio de Janeiro, ficou em 31º, seguida da
Companhia Energética do Piauí (Cepisa), 32º, e da Centrais Elétricas do Pará
(Celpa), 33º, com a pior colocação.
Indicador - O ranking é elaborado com base no indicador de
Desempenho Global de Continuidade (DGC), formado a partir da comparação dos
valores apurados de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora
(DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC).
Para a coleta e apuração dos indicadores de continuidade DEC e
FEC, a Aneel exige que todas as distribuidoras certifiquem esse processo, com
base nas normas da Organização Internacional para Normalização ISO 9000. O que
foi feito pela Cemar.
O ranking é um instrumento que incentiva as distribuidoras a
buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço. Mesmo para as
distribuidoras que estão abaixo dos limites regulatórios, existe incentivo para
que elas continuem buscando as melhores posições.
A publicação do ranking também contribui para aumentar a
transparência da gestão dos indicadores de continuidade e incentiva o
envolvimento da sociedade nesse processo. Além disso, acompanha as melhores e
mais recentes práticas internacionais, incorporando-as à realidade nacional.
O ranking é elaborado com base no indicador de Desempenho Global de
Continuidade – DGC, formado a partir da comparação dos valores apurados de DEC
(tempo de duração das interrupções) e FEC (quantidade de vezes em que o
fornecimento é paralisado) das distribuidoras em relação aos limites
estabelecidos pela ANEEL. Isso significa que as distribuidoras mais bem
colocadas possuem, na média, melhor continuidade do serviço em relação às
demais.
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