quarta-feira, 2 de maio de 2012

Cargueiro que estava avariado na costa de São Luís parte para o Japão

Spring Sweetbrier sofreu um rasgo no casco ao bater em uma pedra

O navio de bandeira panamenha Spring Sweetbrier, que sofreu um acidente no início de março deste ano, quando deixava o Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale), partiu no último sábado (28 de abril) da Baía de São Marcos, com destino ao porto de Kashima, no Japão, de acordo com o site de monitoramento naval Marine Traffic.
O cargueiro estava carregado de minério de ferro, operação realizada no Píer I do TPPM. Ao deixar o terminal, manobrando próximo à Ilha do Medo, bateu numa pedra e sofreu um rasco em um dos tanques de lastro de proa (parte frontal da embarcação).
De acordo com a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), na ocasião, o navio foi rebocado para a uma área de fundeio na Baía de São Marcos, a cerca de 70 km da costa de São Luís. Autoridades marítimas foram acionadas para avaliar a extensão do acidente e os reparos foram feitos no casco do Spring Sweetbrier.
Informações não oficiais, na ocasião do ocorrido, dão conta de que o acidente aconteceu quando o navio fazia uma manobra de saída para desviar de outro navio que estava entrando no porto. Ambos os navios estavam com os práticos a bordo.
A Capitania dos Portos do Maranhão abriu um inquérito para apurar as causas do acidente. Até a sua partida da Baía de São Marcos, o navio permaneceu na área de fundeio. A previsão inicial era de que o navio partisse até o dia 10 de abril. Posteriormente, a estimativa tinha sido modificada para a primeira quinzena deste mês e, contrariando os prognósticos anteriores, o navio seguiu rumo ao Japão no fim do mês passado.
O navio Spring Sweetbrier, é um cargueiro com capacidade de 229.228 toneladas de porte bruto (TPB) e 209 mil toneladas de capacidade de carga, medindo 320 m de comprimento e 54 m de largura

Nenhum comentário: