domingo, 15 de abril de 2012

Serão investidos R$ 6,5bi no Itaqui em 20 anos


Ribamar Cunha 
Subeditor de Economia

Um projeto audacioso e necessário de expansão e modernização já em andamento no Porto do Itaqui pretende torná-lo uma referência mundial. Nos próximos 20 anos, deverão ser investidos R$ 6,5 bilhões na ampliação da infraestrutura operacional do terminal, o que elevará sua atual capacidade de movimentação de 14 milhões de toneladas/ano de cargas para 150 milhões de toneladas/ano, um incremento superior a 1.000%. Serão construídos mais 16 berços no sentido sul. Um deles, o píer 100, será entregue já no próximo mês para movimentação de carga geral, celulose e pellets.
Parte dos recursos, em torno de R$ 1,1 bilhão, já está assegurada. A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que gerencia o Itaqui, desembolsará R$ 250 milhões, a iniciativa privada R$ 500 milhões e o Governo Federal R$ 300 milhões.
"Estamos trabalhando para a captação de mais recursos", informou o presidente da Emap, Luiz Carlos Fossati, que semana passada apresentou as potencialidades e os novos projetos do Itaqui a investidores do Brasil e de outros países que participaram da Intermodal South America, em São Paulo.
No planejamento da Emap, à proporção que os investimentos no Porto do Itaqui forem se consolidando, aliados ao crescimento natural da demanda, a movimentação de cargas crescerá de forma exponencial. Este ano, estima-se uma movimentação de 15 milhões de toneladas, volume que deve alcançar 27 milhões de toneladas em 2016 e 80 milhões de toneladas em 2021, até atingir a meta de 150 milhões em 2031.
Este novo momento vivido pelo Itaqui é, segundo o governo, reflexo da pujança econômica do Maranhão, que nos próximos cinco anos receberá mais de R$ 100 bilhões em investimentos públicos e privados. São projetos situados em todas as regiões do estado, que enxergam o porto como uma das principais portas de entrada aos grandes mercados internacionais.
"Todo esse investimento que já está sendo feito e projetado para o Porto do Itaqui, em termos de construção de berços e equipamentos, tem como objetivo atender à demanda das cargas que surgirão não só no Maranhão, como também virão de outras regiões do país", declarou o secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo.
Projetos - Os investimentos, que transformarão o Itaqui, tornando-o ainda mais competitivo e pronto para atender à crescente demanda por movimentação cargas, abrangem um portfólio de projetos, como a construção de novos berços e recuperação dos existentes; dragagem; instalação de terminais de grãos e de contêiners; galpões de armazenamento, entre outras obras estruturantes.
Há obras que já estão se concretizando, como a expansão dos berços de atracação de navios, hoje restritos a apenas seis (101, 102, 103, 104, 105 e 106), que movimentam derivados de petróleo, alumínio, ferro-gusa, soja, cargas gerais e contêiners.
Expansão - Pelo plano de expansão da capacidade operacional do porto, serão construídos mais 16 berços no sentido sul. Um deles, o píer 100, será entregue já no próximo mês para movimentação de carga geral, como também celulose e pellets. Em 2019, atenderá também às operações da segunda fase do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram).
Outro berço importante e estratégico é o 108, prestes a ter as obras iniciadas, que incrementará em 40% as operações de granéis líquidos no Itaqui, segundo maior entreposto de derivados de petróleo do Norte/Nordeste, com movimentação anual de 7 milhões de toneladas. Está previsto ainda a construção de mais dois píeres petroleiros (110 e 109) na Ilha de Guarapirá, também destinado a atender carga de granéis líquidos.
Em 2016, a Emap pretende implantar ainda os berços 99 e 98 para operação de carga geral e granéis e em seguida o píer 97. Ainda como parte do projeto de expansão do Itaqui, está prevista a construção dos berços 96, 95 e 94 para atender o Terminal de Contêiner (Tecon).

Mais

O Porto do Itaqui e os terminais privados da Vale e da Alumar integram o segundo maior complexo portuário em movimentação de cargas do país, com 128,9 milhões de toneladas operadas em 2011, um acréscimo de 9,64% em relação ao ano anterior.

Números

R$ 6,5 Bilhões é o investimento previsto para o Itaqui nos próximos 20 anos
150 Milhões de toneladas será a capacidade de movimentação de cargas no Itaqui em 2031
14 Milhões de toneladas foram movimentadas no ano passado no porto
786 Navios atracaram em 2011 no Porto do Itaqui

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