sábado, 21 de abril de 2012

Reforma da Biblioteca Benedito Leite deve ser concluída em 30 dias



Secretário de Infraestrutura visita obra, em conclusão, da Biblioteca Benedito Leite

Prédio será entregue à população em data ainda a ser marcada pela governadora Roseana Sarney, como parte do calendário de festividades dos 400 anos.
Anderson Corrêa
Da equipe de O Estado



A reforma da Biblioteca Pública Benedito Leite, na Praça Deodoro, Centro, deve ser concluída em 30 dias, conforme assegurou o secretário de Infraestrutura do Estado, Max Barros, que participou de vistoria das obras na casa de leitura na manhã de ontem. O prédio deve ser entregue à população em data ainda a ser marcada pela governadora Roseana Sarney, como parte do calendário de festividades dos 400 anos de São Luís.
O investimento na obra é de R$ 5,5 milhões, com recursos oriundos do Tesouro Estadual. A reforma inclui a recuperação de toda a estrutura predial. "O prédio apresentava problemas estruturais, principalmente no subsolo. Foi observado risco de desabamento. Mas tomamos todas as providências para que a biblioteca fosse modernizada e entregue à população", disse o secretário.
A reforma inclui também a recuperação elétrica, hidráulica e sanitária. A biblioteca ganhou novo sistema de climatização que engloba todos os quatro pisos do edifício e um moderno sistema de vigilância, com instalação de câmeras em diversos ambientes, bem como no prédio anexo onde funcionava a Biblioteca Infanto-juvenil.
Acessibilidade - O prédio também ganhou três novos elevadores que facilitarão o trabalho na biblioteca. O primeiro com capacidade para transportar 12 pessoas, um dedicado aos cadeirantes e um terceiro para transporte de cargas (livros), que ficam em acervos de uso exclusivo de funcionários da biblioteca, onde não é permitida a entrada de usuários.
"Também foi instalado um gerador de energia que garantirá o funcionamento do sistema de climatização, dos computadores e de conservação do acervo", informou o engenheiro responsável pela obra, José Santos. No quarto piso, o Salão de Conferência foi todo reformado. O espaço recebeu um novo palco que possibilitará a realização de diversas atividades culturais, como apresentação de palestras, seminários, oficinas e peças teatrais.
O entorno da biblioteca também recebeu intervenções. As bancas de revistas instaladas nas extremidades do frontão do prédio foram reposicionadas para dar maior visibilidade ao local. A medida também evitará que pessoas urinem naquele espaço, causando mau cheiro, motivo de reclamação da população.
"Esse é um prédio histórico, tem toda uma simbologia; é de uma importância fundamental para a cultura da cidade. As pessoas vinham cobrando que a biblioteca fosse aberta, pois há muito estava fechada", afirmou Max Barros.
Acervo - Atualmente, a Biblioteca Pública Benedito Leite mantém mais de 160 mil peças em seu acervo, entre livros, obras raras, revistas, manuscritos, periódicos, jornais e fotografias, que hoje estão em exposição no prédio instalado na Rua do Egito, no Centro, onde funcionam as dependências da casa de leitura desde o início da reforma.
O local funciona das 8h às 18h, oferecendo para consulta um acervo de 10 mil livros dos setores de Braille, Infantil, Municipalização, Processamento Técnico, Literatura Brasileira e Maranhense, Informática, Escritório de Direitos Autorais e a Administração do órgão, além dos programas de incentivo à leitura e de capacitação.

Números

R$ 5,5 mi foram investidos na reforma da biblioteca
160 mil peças tem o acervo da Benedito Leite
2.120 m² é a área total da casa de leitura

Mais

O prédio da Biblioteca Pública Benedito Leite tem estilo neoclássico. É obra do engenheiro civil maranhense Antônio Bayma, inaugurada em 12 de setembro 1951. Tem em seu interior salões de leitura para o público e um auditório. No salão de Conferência estão dois terraços de onde se pode observar toda a cidade, ficando o Rio Bacanga à esquerda e o Rio Anil à direita, e em frente à coluna sobre a que se expande a velha cidade até descer por todos os lados à orla.

CATEGORIA: PERSPECTIVA DO PROJETO DE REFORMA DA BPBL MA | SECMA - GOVERNO DO ESTADO

Nenhum comentário: