O supercargueiro Vale Brasil, o maior do mundo em sua
categoria (Very Large Ore Carrier - VLOC), também conhecido como Valemax,
atracou esta semana no Píer I do Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM) para
carregar 393 mil toneladas de minério de ferro. Este é o segundo Valemax a
operar este mês no terminal. O primeiro foi o Vale Itália, que iniciou o
carregamento no dia 14 e terminou dia 16, embarcando 390.334 toneladas de
minério.
O Vale Brasil atracou, segundo fontes do setor
portuário, quinta-feira e está programado para deixar o TPPM hoje. O navio
chegou à Baía de São Marcos no dia 5, fundeando a 60 km da costa, assim como o
Vale Itália, que chegou no dia 28 de março.
Os Valemax têm 365 metros de comprimento, 66 m de
largura e, quando totalmente carregados, chegam a um calado máximo (distância da
linha d'água até o fundo do navio) de 23 m. Atualmente, a frota desses navios
chega a cinco embarcações, sendo o Vale Brasil o primeiro a entrar em operação,
em maio de 2011. Em seguida vieram os navios: Vale Rio de Janeiro e Vale Itália,
seguido do Vale China e do Vale Beijing. Os cargueiros dessa classe são os
maiores do mundo, atualmente. Foram encomendados a estaleiros asiáticos 35
navios.
Superfrota - Uma notícia divulgada pelo jornal inglês
Financial Times, no dia 12 deste mês, chamou a atenção do setor naval. De acordo
com o periódico, diretor de minério e estratégia, José Carlos Martins, teria
afirmado que a demanda de minério da Ásia, principalmente da China, justificaria
a construção de mais de 100 Valemax.
"Um Valemax pode fazer quatro viagens por ano e levar
cerca de 1,5 milhão de toneladas anualmente. Dado que a Vale exporta cerca de
200 milhões de toneladas à Ásia, o mercado justificaria mais de 100 desses
supernavios", teria dito o diretor da Vale, segundo o jornal britânico.
A Vale vende à China aproximadamente 40% dos 300
milhões de toneladas de minério de ferro que produz por ano. Os chineses são os
maiores compradores mundiais da matéria-prima do aço. Entretanto, uma decisão do
governo chinês, no início do ano, restringiu a entrada de navios com peso acima
de 300 mil toneladas nos seus portos e, desde então, a Vale tenta negociar com
as autoridades locais as operações com os Valemax.
Paralelamente, a mineradora anunciou estratégias para
driblar as restrições chinesas, como a utilização de terminais na Malásia e em
Omã para descarregar os VLOC, embarcando minério em navios menores e, assim,
abastecendo o mercado chinês.
Acidente - Da atual frota de cinco Valemax, apenas um
acidente foi registrado até o momento. No dia 3 de dezembro de 2011, o Vale
Beijing, em sua viagem inaugural, estava em operação de carga de 380 mil
toneladas de minério, no Píer I do TPPM, quando, ao embarcar 260 mil toneladas
da commodity, sofreu rachaduras no casco, mais precisamente nos tanques de
lastro da popa.
O navio foi retirado às pressas de Ponta da Madeira e
fundeado a 60 km da costa de São Luís. Depois do acidente, técnicos da Marinha e
da empresa proprietária do navio, a STX Pan Ocean, da Coreia do Sul, onde a
embarcação foi construída, fizeram várias vistorias e um reparo de emergência
foi efetuado no casco. O Vale Beijing, então, seguiu viagem, em fevereiro deste
ano, para o porto de Sohar, em Omã, onde foi descarregado.
A notícia mais recente do Valemax foi divulgada há
duas semanas, por agências internacionais, de que o Vale Beijing, já
descarregado, segue viagem para a Coreia do Sul, para uma inspeção no estaleiro
da STX, onde provavelmente será feito o reparo definitivo no casco.
Mais
Atualmente, os navios Valemax atracam no Píer I do
Terminal Portuário Ponta da Madeira. Mas os supercargueiros devem operar nos
dois atracadouros (berços) do Píer IV, em construção, iniciada em março de 2010,
com previsão de término em 2013. Os berços norte e sul, que integram sua
estrutura, vão permitir a atracação de navios de grande porte devido à
profundidade de aproximadamente 25 metros. Também integram a estrutura: ponte de
acesso ao píer (1.620 m), dois carregadores de navio, berço para rebocadores,
subestações elétricas, entre outros. O píer terá capacidade para receber até 53
navios por mês com até 400 mil toneladas de porte bruto (TPB). Com a obra, o
Terminal Portuário de Ponta da Madeira terá a maior capacidade de embarque de
carga do Brasil, em toneladas. Com a conclusão das obras, a Vale pretende
transportar e embarcar 230 milhões de toneladas por ano (mtpa).
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