quarta-feira, 25 de abril de 2012

Para fazer um bom guarnicê


Grupos de bumba meu boi dos sotaques de matraca, baixada e orquestra e grupos de folclore alternativo já iniciaram a temporada de ensaios

Os grupos folclóricos já iniciaram os preparativos para o São João 2012, oportunidade em que também farão suas homenagens ao aniversário de 400 anos de São Luís. Por causa disso, os preparativos serão mais elaborados este ano. Os tradicionais ensaios já foram iniciados por grande parte dos grupos e alguns farão eventos diferenciados durante a pré-temporada junina.
O Boi de Morros, por exemplo, começou a coreografar o corpo de baile desde meados do mês de março. Os ensaios acontecem aos sábados e domingos, até o dia 26 de maio, na quadra desportiva do Colégio Aprender, no bairro Cohatrac. Este ano, o grupo apresentará o espetáculo O amor: força que move o mundo e no corpo de bailarinos foram incorporados mais 25 integrantes, para a composição dos personagens indígenas e do grupo de vaqueiros
“A data do nosso batizado já está definida para o dia 2 de junho, em Morros. Estamos preparando um espetáculo maravilhoso como um presente para São Luís, que está completando 400 anos”, disse a representante do grupo, Clarissa Lobato, antecipando que a Festa da Indumentária (um desfile para apresentação de indumentárias do grupo) acontecerá no dia 26 de maio, em local ainda não definido.
Barrica - Segundo o diretor artístico da Companhia Barrica, José Pereira Godão, os ensaios do grupo estão bem adiantados e acontecem às terças-feiras e aos sábados, às 19h, e aos domingos, às 18h. O boi prepara uma homenagem personalizada a São Luís com o espetáculo Festança da Ilha Encantada, terá a participação de 130 dançarinos, incluindo os novos integrantes selecionados nos ensaios técnicos realizados anteriormente.
De acordo com Godão, a apresentação no Teatro Arthur Azevedo deverá acontecer somente no segundo semestre. “Queremos nos reservar para o trabalho em torno do São João, em razão da nossa homenagem à cidade, que nos demanda muita dedicação”, disse o diretor artístico da Cia. Barrica.
O Boi da Floresta, do bairro Liberdade, já fez o primeiro ensaio Sábado de Aleluia, e o segundo acontecerá no próximo sábado, segundo o presidente da manifestação folclórica, Apolônio Melônio. O ensaio acontecerá às 21h, na sede, ao lado da igreja Santo Expedito. Nesste dia, o grupo deve gravar DVD. “Estamos em fase de preparação do DVD e nos organizando para o São João”, disse Melônio. Ele revelou que o boi se prepara também para uma viagem ao município de Coroatá, onde se apresentará.
Maracanã - Um dos mais tradicionais grupos folclóricos maranhenses, o Boi de Maracanã, confirmou seu primeiro grande ensaio para o dia 12 de maio, na sede do grupo. O evento acontecerá em frente ao Viva Maracanã, com início às 23h. Segundo a presidente do boi, Maria José Soares, para o ensaio serão mobilizados cinco ônibus, os quais passarão pelas comunidades próximas para buscar os brincantes.
Apesar de ter sido submetido a uma Angioplastia, o cantador Humberto de Maracanã é presença confirmada no comando das toadas. “Este será o primeiro grande ensaio para o São João 2012 do Boi de Maracanã. O cantador Humberto se recupera de uma cirurgia, mas garante que estará firme cantando conosco nesse dia”, disse Maria José Soares. O grupo também já anunciou sua participação no Arraial da Liga Independente do Bumba meu boi do Maranhão, que terá início no dia 13 de junho. O batalhão de matraca se apresentará no dia 15 de junho, uma sexta-feira.

Praça Maria Aragão será usada para os ensaios

Como faltam pouco mais de um mês para junho, a Fundação Municipal de Cultura (Func) disponibilizará, durante todos os finais de semana do mês de maio, a Praça Maria Aragão para ensaios de grupos folclóricos. Os interessados já podem agendar a participação dos grupos na Coordenação de Eventos Comunitários da Func, de segunda a quinta-feira, das 14h às 18h, e sexta-feira, das 9h às 13h. O órgão oferece palco, som com estrutura de pequeno porte, iluminação, banheiros e apoio logístico da equipe de técnicos da Func.
Os ensaios serão abertos ao público e acontecerão às sextas-feiras e sábados, com a possibilidade de agendamento para até três grupos, nos horários de 18h30, 20h e 21h30. A ordem de ensaio será estabelecida de acordo com a disponibilidade de cada manifestação, no ato da inscrição.
“Desde 2009 desenvolvemos essa atividade, oferecendo aos grupos folclóricos o espaço da Praça Maria Aragão e a estrutura necessária para a realização dos ensaios. É uma ótima oportunidade para os grupos juninos que não disponibilizam de espaço para suas atividades socioculturais, assim como é interessante para o público que vier prestigiar os ensaios, que testemunhará como é produzido o espetáculo, composto por coreografias e músicas preparadas para o período festivo”, destaca o presidente da Func, Euclides Moreira Neto.
No mínimo, 30 grupos folclóricos passarão pela Maria Aragão até a abertura oficial da Temporada Junina 2012, prevista para acontecer no dia 1º de junho. Essa atividade não envolve a concessão de cachê artístico, já que se trata de uma atividade de interesse mútuo, sendo, portanto, uma parceria entre grupos folclóricos e poder público.

Nenhum comentário: