terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Obra da Avenida Quarto Centenário alcança a Avenida dos Franceses



Leandro Santos
Da equipe de O Estado


As obras da Avenida Quarto Centenário, que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Rio Anil, no bairro Camboa, em São Luís, estão avançando aceleradamente. No domingo, dia 29, mais uma etapa da obra foi iniciada, com a interligação da pista com a Avenida dos Franceses. A previsão é de que a obra seja entregue até o fim do ano.
Na manhã de ontem, operários bloquearam um trecho da Avenida dos Franceses, em frente à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por causa da construção da Avenida Quarto Centenário, que fará intersecção com a via.
No local, além de um retorno em frente à Semusc ter sido interditado, o canteiro central da avenida foi fechado com tapumes, para evitar maiores transtornos na região, por causa do início das obras naquele trecho. Placas de sinalização e cones foram colocados ao longo de aproximadamente 200 metros do ponto onde estavam sendo feitas as intervenções, alertando motoristas. Apesar das atividades que estavam sendo realizadas na região, o trânsito ao longo da Avenida dos Franceses não ficou congestionado.
De acordo com Fábio Lúcio Dantas, engenheiro-chefe de obras, cerca de 50 operários trabalham diariamente no local. Segundo ele, as operações no local consistem primeiro na terraplanagem, que estava sendo feita, para depois ser iniciada a construção das alças de ligação entre a Quarto Centenário e a Franceses. "Até o momento, cerca de 50 operários estão trabalhando nessa parte da avenida. No total, aproximadamente 200 operários estão trabalhando em todo o projeto e a previsão é de que em fevereiro esse número chegue a 400 funcionários”, disse Dantas.
No prazo - De acordo com o titular da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Pedro Fernandes Ribeiro, as obras serão entregues dentro do prazo estabelecido. "No momento, estamos na fase de limpeza da área, com a colocação dos tapumes. A obra não vai sofrer atrasos no cronograma", disse Pedro Fernandes. Ele afirmou que já estão em fase de construção as alças que farão a ligação da Quarto Centenário com a Ponte Bandeira Tribuzi.
A Avenida Quarto Centenário vai margear toda a área de intervenção do PAC Rio Anil (da Camboa à Alemanha), com 3,8 quilômetros de extensão, sendo duas pistas com duas faixas de rolamento cada, passeio de pedestres nos dois lados e ciclovia. A obra teve início na intersecção com a Avenida Camboa e o fim da intersecção será feito com a Avenida dos Franceses - há um trecho em aterro hidráulico e outro, de 1.090 metros, em elevado e pontes. Serão construídos cinco pontes e um elevado. Um trecho da Quarto Centenário vai se ligar com a Via Expressa, no Jaracati, que também está em fase de construção.

Mais


As obras do Pac Rio Anil, que têm investimento total de R$ 364 milhões (R$ 245 milhões do Governo Federal e R$ 119 do Governo Estadual), objetivam, além da construção da Quarto Centenário, remover todas as famílias que moram nas palafitas localizadas nos bairros Camboa, Liberdade, Fé em Deus e Alemanha. Para isso, o projeto prevê a construção de 2.720 apartamentos, cada um com 42 metros quadrados. Já foram entregues 520 apartamentos para as famílias e mais de 2.761 melhorias habitacionais foram realizadas. A previsão do Governo do Estado é concluir as obras do PAC Rio Anil até o ano de 2013.

Números


3,8 quilômetros de extensão terá a Avenida Quarto Centenário
400 operários estarão trabalhando na obra no mês de fevereiro
364 milhões é o investimento na obra do Pac Rio Anil, R$ 245 milhões do Governo Federal e R$ 119 do Estadual

4 comentários:

Anônimo disse...

Cade o metrô de superfície?

Otamar Leal disse...

Apenas duas pistas de rolamento de cada lado? Isso é ridículo e só prova a existência de um mal planejamento para a Av. Quartocentenário que não contempla o crescimento contínuo da população e de automóveis em São Luís e região metropolitana. Não é possível que ainda se tenha esse pensamento pobre, atrazado e anti-progressísta para os projetos de urbanização de nossa Cidade, que parecem, querer nos manter sempre na condição de povo tereciromundista.

Joaquim Antonio disse...

Quero apenas elogiar o comentário de Otamar Leal, é isso mesmo, concordo plenamente, em pleno século 21 não é mais admissível que se tenha esse pensamento atrasado e sem planejamento para o futuro, três pistas de rolamento de cada lado já não é suficiente para a grande demanda imagina duas.

ah sei lá disse...

Bem que poderiam ter incluído um corredor de transporte coletivo rápido.