Jock Dean
Da equipe de O Estado
O Maranhão é o estado do Nordeste que receberá o maior volume de recursos este ano para a realização do Censo Escolar 2011 (Educacenso) por causa da mudança de critérios do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no repasse dos recursos, que levará em consideração a qualidade das informações coletadas pelos estados. Este ano, mais de 13 mil escolas maranhenses terão de fazer o Educacenso a partir do dia 25 deste mês. Até sexta-feira (6) acontece em São Luís o Encontro Regional do Censo Escolar da Educação Básica 2011 – Nordeste.
Este ano, o Inep destinará
R$ 474.404,88 para que a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) realize a coleta de dados. Em relação ao Censo Escolar 2010, houve um aumento superior a R$ 166 mil. Esse aumento deve-se à mudança de critérios utilizados pelo Instituto para a distribuição das verbas. “Até o ano passado, os recursos eram repassados levando em consideração a quantidade de escolas e alunos matriculados, mas estas ficam nos estados que possuem mais recursos. Então, revisamos os critérios para este ano”, explicou Célia Gedeon, coordenadora-geral do Educacenso no Inep.
Entre os critérios para o repasse da verba estão a quantidade de escolas em áreas de difícil acesso, o total de escolas indígenas, a qualidade nas informações repassadas ao Instituto e a realização dos trabalhos em menor tempo. “Nós temos ainda as escolas quilombolas e somos um dos primeiros estados que terminam a contagem, então estamos entre os estados brasileiros que receberão a maior contrapartida de recursos do Inep”, informou Graça Léda, superintendente de Estatística da Seduc.
Recursos - A partir dos dados do Educacenso é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros. “O Censo é uma ferramenta de planejamento. Por meio dele o Governo Federal calcula os valores que serão repassados aos estados, e os governos estaduais também usam esses dados quando do envio de verbas destinadas à educação para os seus municípios”, disse Célia Gedeon.
O Censo Escolar é um levantamento nacional que abrange todas as escolas públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e educação especial. Realizado anualmente pelo Inep, órgão do Ministério da Educação, o cento conta com apoio das secretarias estaduais e municipais de Educação. “As escolas que não enviam seus dados deixam seus alunos impossibilitados de realizarem avaliações, como o Enem, por exemplo. Por isso é tão importante que todas participem”, comentou Graça Léda.
Durante o dia de ontem, os técnicos das secretarias estaduais de Educação do Nordeste receberam treinamento sobre como formalizar o convênio com o Governo Federal, que garante o repasse das verbas para o Educacenso, cujo prazo terminará no dia 15, quando começará a coleta dos dados juntos às escolas. Hoje será feita a prestação de contas do Censo Escolar 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário