Sofisticação e muito sabor foram os ingredientes do primeiro dia de atividades do Projeto Nordeste Culinária 2011, que completa sua 5º edição em São Luís, ontem, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no bairro Cohafuma. Entre cursos, demonstrações, exposições e oficinas, os melhores culinaristas do Brasil transformam São Luís, até amanhã, na capital nacional da gastronomia.
A presidente do Projeto Nordeste Culinária, Simone Muniz, destacou que a escolha de São Luís para sediar o evento foi uma homenagem ao trabalho da culinarista maranhense Beta Heluy, além da riqueza e diversidade da culinária local. “Beta Heluy foi uma das maiores divulgadoras da culinária maranhense em todo o país e no mundo. Depois de dois anos de sua morte, nada mais justo que o Projeto Nordeste Culinária prestigiasse a terra natal desta referência na gastronomia nordestina”, justificou Simone Muniz.
Além disso, ela ressaltou a gastronomia local na elaboração dos pratos. “Todos os chefes de cozinha, bem antes de ensinar algo, vieram aprender como trabalhar tão bem com o camarão, o cuxá e a macaxeira, por exemplo”, destacou.
Culinária - O evento reuniu no primeiro dia vários chefes de cozinha, confeiteiros e quituteiros, que ensinaram, durante os minicursos e workshops, técnicas de produção e vendas de produtos culinários. “É uma oportunidade única para quem vive da culinária no estado. Pela primeira vez reunimos em um mesmo local as principais referências da gastronomia nacional dispostos a ensinar”, disse a confeiteira Maria Lourdes Andrada.
O público que chegou ao Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana se impressionou com os bolos temáticos em exposição. “A decoração artística de bolos com açúcar é um mercado que cresce muito rápido em todo o país e o Maranhão tem um talento especial para o trabalho, tanto prova é a riqueza dos trabalhos apresentados nesta exposição”, disse o cake designer (decorador de bolos) Lucas Piubelli.
Decoração - A culinarista e cake designer Rosangela Marina aproveitou o espaço do projeto para dar dicas da decoração de bolos. “É um trabalho que requer prática, técnica e muita criatividade. Já ministrei muitos cursos aqui na capital em anos anteriores e os elementos da cultura local são muito bons para o desenvolvimento de bolos”, contou a culinarista.
A culinarista Ana Maria Ruiz ensinou para o público uma mistura de palmito com macaxeira, um dos produtos mais usados da culinária maranhense. “Utilizei uma especiaria comum aqui no estado para servir de base para uma moqueca e o público recebeu muito bem a dica”, avaliou.
Logo depois da culinarista Ana Ruiz, a doceira Dalva Carletto Martins ensinou formas rápidas e fáceis de preparar doces finos. “Tenho certeza de que as dicas vão servir muito para as pessoas que trabalham na área e têm uma demanda muito grande de pedidos”, disse. O evento prossegue até hoje com uma programação diversificada entre confeitaria, salgados e sobremesas.
Assista ao video da matéria http://imirante.globo.com/noticias/2011/04/27/pagina272555.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário