quinta-feira, 28 de abril de 2011

Roseana vistoria UPA Holandeses; unidade funcionará em julho

 

Roseana vistoria UPA Holandeses; unidade funcionará em julho
Ronaldo Rocha
Da equipe de O Estado

A governadora Roseana Sarney vistoriou ontem, ao lado do secretário de Estado da Saúde (SES), Ricardo Murad, a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Holandeses, situada na Avenida dos Holandeses, nas proximidades da entrada principal da Vila Luizão. Mais de 80% dos serviços já foram concluídos.
Roseana reforçou o compromisso com a saúde pública do estado e disse que a previsão é de que a unidade esteja funcionando a partir de julho. Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 500 milhões para a construção de 10 UPAs e outros 62 hospitais em São Luís e no interior do estado (72 ao todo). Os recursos do Programa Saúde é Vida são dos governos estadual e federal.
Segundo a governadora, a UPA Holandeses terá importante e ampla representatividade para a área da saúde pública da capital, que carece de uma rede equipada de pronto atendimento. “Com todas as UPAs da capital em funcionamento, teremos uma estabilidade no pronto atendimento. Uma pessoa com pressão alta, por exemplo, não vai mais precisar se deslocar a outras redes. Ela será prontamente atendida na UPA”, disse.
Além de São Luís, estão sendo construídas unidades de pronto atendimento em Coroatá, Codó, Imperatriz, Timon e São João dos Patos. “Esperamos entregar em julho pelo menos 30 dos 62 hospitais que estão sendo construídos no interior, o que vai aliviar bastante a área de saúde”, afirmou Roiseana Sarney.
O secretário Ricardo Murad disse que a UPA Holandeses foi pensada para atender uma população de 350 mil habitantes. Ao todo, 16 bairros serão beneficiados com o empreendimento. “O atendimento compreende os moradores da área do Turu, Cohab, bairros com acesso pela Holandeses, Paço do Lumiar e Raposa. Temos UPA também no Parque Vitória, Cidade Operária, Vinhais e Itaqui-Bacanga”, acrescentou.
Capacidade - A UPA é um componente pré-hospitalar em locais fixos para pré-atendimentos estratégicos de urgência e emergência de baixa e média complexidade. Tem capacidade para realizar acolhimento e classificação de risco em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. Dispõe de estrutura para atuar nas especialidades de clínica médica, ortopedia e pediatria.
A unidade Holandeses realizará todos os exames médicos de acompanhamento, além de serviços de raio-X, eletrocardiograma (ECG) e eletroencefalograma A estratégia de atendimento desse tipo de unidade está diretamente relacionada ao trabalho de organização e fluxo de atendimento para encaminhamento posterior à estabilização do paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
Com uma área construída de 1.360 m² e com 80% das obras já executadas, a UPA Holandeses vai dispor de uma sala de recepção; sala de classificação de risco; quatro consultórios médicos, sendo duas salas de clínica geral, uma sala de ortopedia e um pediátrico; um gabinete odontológico; quatro salas para médicos; sala de inalação; sala de raios-X; sala para pequenos procedimentos; laboratório; observação infantil com três leitos; sala Amarela (observação adulto com oito leitos, sendo dois para isolamento) e sala Vermelha, destinada aos casos graves com quatro leitos e sala de imobilização (gesso).

Nenhum comentário: