A Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Maranhão instalará nos próximos 20 dias uma Central de Negócios em São Luís, que beneficiará inicialmente 15 pequenas unidades varejistas localizadas na área Itaqui-Bacanga (Anjo da Guarda, Vila Embratel e Fumacê). Trata-se da Rede de Fortalecimento do Comércio Familiar de Produtos Básicos (Refap), uma associação que reúne agentes públicos e pequenos varejistas que operam com produtos básicos de consumo.
Os primeiros beneficiários do projeto assistiram ontem a palestras de dois técnicos da Conab de Brasília - José Antonio da Costa e Antonio Vilson Gauche -, que vieram a São Luís explicar como funciona a Refap e quais as vantagens das unidades varejistas se associarem para enfrentar a concorrência das grandes redes do setor.
A função básica da Refap é induzir e promover a disseminação e aplicação de conceitos do associativismo, visando reunir grupos de unidades varejistas instalados na periferia da cidade em Centrais de Negócios. Essa ação é desenvolvida pela Conab somente na região Nordeste, com resultados positivos nos estados da Paraíba, Pernambuco e Bahia. Agora, o projeto começa a se consolidar no Maranhão.
Fortalecimento - Com essa ação indutora em São Luís, a Conab espera contribuir para o fortalecimento das unidades varejistas participantes da Refap, a partir de sua expansão e qualificação empresarial apoiada na cooperação mútua.
Conforme informou o diretor de Operações da Conab no Maranhão, José Fahd, outro benefício esperado é que a partir do associativismo essas unidades varejistas possam ter condições de barganhar preços nas compras de produtos da cadeia de fornecedores, obtendo descontos, que poderão depois ser repassados ao consumidor final.
“A proposta é fortalecer essas unidades varejistas para que elas não sejam ‘engolidas’ pelas grandes redes de supermercados e também possam oferecer à população produtos de qualidade a preços competitivos”, disse Fahd.
Ele explicou que em uma outra etapa do projeto deverão ser firmadas parcerias com o Sebrae visando qualificar os participantes da Refap para o seu negócio e com o Banco do Brasil e Banco do Nordeste, com o propósito de se viabilizar a abertura de linhas especiais de crédito para essa clientela.
Jose Fahd adiantou que a idéia da Conab é ainda este ano instalar mais Centrais de Negócios nos bairros periféricos de São Luís já mapeados pelo órgão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário