sábado, 16 de abril de 2011

Bomba!!! potencial de produção de gás natural da Bacia do Parnaíba seria três vezes superior a da Bolívia

Reserva de gás no Maranhão é de 1 bilhão de barris, diz OGX


Reserva de gás no Maranhão é de 1 bilhão de barris, diz OGX


O volume de recursos potenciais líquidos da OGX Petróleo e Gás Participações supera os 10 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) nos blocos detidos nas bacias de Campos, Parnaíba e na Colômbia, segundo relatórios elaborados pela consultoria DeGolyer & MacNaughton (D&M). Só na Bacia do Parnaíba, da qual faz parte o Maranhão, os relatórios indicam recursos potenciais totais líquidos para a OGX de 1 bilhão de boe.
Ontem à noite mesmo, o presidente da OGX, Paulo Mendonça, e o empresário Eike Batista, dono do grupo EBX, comunicaram o resultado do relatório à governadora Roseana Sarney. Segundo a Assessoria de Imprensa da OGX Maranhão, em vez de ‘meia Bolívia’, o potencial de produção de gás natural da Bacia do Parnaíba seria três vezes superior.
De acordo com fato relevante divulgado ontem, pela companhia, os recursos da empresa totalizam 10,8 bilhões de boe, incremento de 58,8% em relação ao portfólio divulgado no final de 2009, de 6,8 bilhões de boe. Os relatórios indicam recursos potenciais totais líquidos para OGX de 5,7 bilhões de barris boe na Bacia de Campos, 1 bilhão de boe na Bacia do Parnaíba e 1,1 bilhão de boe na Colômbia.
Assim, as novas estimativas, somadas às projeções do relatório elaborado em setembro de 2009 para as Bacias de Santos, Espírito Santo e Pará-Maranhão, resultam em um volume de recursos potenciais líquidos de 10,8 bilhões de boe.
O presidente da OGX, Paulo Mendonça, destacou que o relatório foi "absolutamente conservador". O relatório, segundo ele, não inclui os 15 poços perfurados de dezembro de 2010 a março deste ano na Bacia de Campos e outros dois na Bacia do Parnaíba. "Isso faz com que nós acreditemos que haja muito ainda por ser revelado", comentou.
"Os resultados apresentados nos relatórios comprovaram uma importante e acelerada evolução na base de ativos da companhia e atestaram sua capacidade de crescer organicamente, através das gigantescas descobertas realizadas, e por meio da aquisição de novas áreas, demonstrando uma capacidade única de geração de valor e entrega de resultado", aponta o documento.
Expansão - O volume divulgado ontem também representa uma expansão de 125% em relação às reservas de 4,8 bilhões de boe constatadas em relatório elaborado em março de 2008. Os relatórios apontam que, do total de 10,8 bilhões de boe, 6,5 bilhões de boe são referentes a recursos prospectivos, 1,3 bilhão de boe de recursos delineação e 3 bilhões de boe de recursos contingentes.
A OGX informou que os cinco relatórios apresentados pela D&M foram elaborados com as informações disponíveis até 31 de dezembro de 2010 para as bacias de Campos e Parnaíba, e 31 de março de 2011 para Colômbia, e consideram aproximadamente 15 meses de campanha exploratória e 22 poços, não contemplando os poços perfurados após esse período.
Para a Bacia de Campos, foram consideradas na análise apenas as seções pós-sal. "Os relatórios atualizam os números até então disponíveis a respeito dessas duas bacias e ainda apresentam as primeiras estimativas dos cinco blocos detidos pela OGX na Colômbia", destaca o fato relevante. O relatório de recursos potenciais da D&M com data-base em setembro de 2009 continua vigente para as Bacias de Santos, Espírito Santo e Pará-Maranhão.

Saiba mais

- A OGX Petróleo e Gás, empresa brasileira de óleo e gás natural responsável pela maior campanha exploratória privada no Brasil
- Os cinco relatórios apresentados pela consultoria D&M foram elaborados com as informações disponíveis até 31 de dezembro de 2010 para as bacias de Campos e Parnaíba, e 31 de março de 2011 para Colômbia e consideram aproximadamente 15 meses de campanha exploratória e 22 poços, não contemplando os poços perfurados após esse período.

3 comentários:

Anônimo disse...

E o anjo tocou a 7a. trombeta.

Anônimo disse...

E o anjo tocou a 7a. trombeta.

Anônimo disse...

E o anjo tocou a 7a. trombeta.