16 veículos foram emplacados a cada hora em São Luís
A venda de veículos novos dispara e bate recorde na capital. Foram vendidos 36 mil automóveis em SL
Marcela Mendes
Em São Luís, as lojas de carros venderam 16 veículos por hora apenas no primeiro trimestre do ano. Isso quer dizer que, no período, foram negociados pouco mais de 36 mil veículos novos de todos os tipos, competindo no mesmo trânsito.
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), foram emplacados nove mil carros zero quilômetro, 20 mil motos novas e mais de sete mil veículos de carga na capital.
O desempenho das concessionárias e comissionarias ludovicenses faz com que pela primeira vez na história a frota registrada da capital superasse a marca dos 257 mil veículos rodando, o que representa um crescimento de 4% em relação a 2010, quando circulavam na cidade 248 mil unidades. Com isso, São Luís tem a maior frota do estado e representa sozinho 30% de todos os veículos que circulam pelo estado. Hoje, a cidade teve redução na relação entre população e frota: a capital tem um veículo para cada 3,7 habitantes. Em 2006 a relação era de 5,9 habitante por carro, um crescimento de 62%.
Dentre felizardos compradores de carros novos está o advogado Arthur Viana, de 28 anos. Pela primeira vez na vida ele conseguiu, esse ano, comprar um carro 0 km. “Desde a faculdade já tinha um carro, mas o meu pai que tinha me dado o antigo dele. Esse é o primeiro que consigo comprar com o meu próprio dinheiro e é novinho. Juntei, juntei, juntei e acabei conseguindo”, planejou.
Agora, ele exibe muito orgulhoso o produto de tanto esforço, mas garante que não pretende ficar por aí não. Assim que tiver mais um dinheirinho sobrando vai oferecer o atual veículo como entrada e adquirir um mais moderno.
“A tendência é sempre melhorar. Esse aqui é básico, de luxo só tem mesmo ar-condicionado. Se Deus quiser o próximo vai ter direção hidráulica”, relatou o advogado. Frota nova O comportamento de Arthur exemplifica um sentimento que toma conta da maioria dos ludovicenses: ter um carro novo. Por isso o crescimento constante da frota da cidade. Dos carros que estão em circulação hoje em São Luís mais de 50% tem fabricação entre os anos de 2007 e 2011, sendo que 15% são de veículos fabricados em 2010 e mais de 2% em 2011.
Este aspecto acaba explicando uma outra nuance do mercado de carros maranhense: há anos o estado é apontado como fornecedor de carros usados em bom estado de conservação para outros estados do Norte, Nordeste e Centro-oeste. O empresário Honorato da Silva, mora e trabalha em Fortaleza, mas vem a São Luís uma vez a cada 15 dias para comprar carros usados e revender na praça que atua.
“Aqui há muita oferta e sempre podemos fazer bons negócios. A cada 15 dias encho um caminhão cegonha com veículos semi-novos e levo para Fortaleza. O carro usado que tem origem em São Luís é muito valorizado porque a maioria tem menos de dois anos de uso”, explicou Silva. Leia a reportagem completa no O Imparcial, que já está nas bancas
Nenhum comentário:
Postar um comentário