terça-feira, 8 de março de 2011

Movimento em hotéis sobe 12% no Carnaval

Movimento em hotéis sobe 12% no Carnaval


Não é só o maranhense que gosta do Carnaval local. Muitos turistas desembarcam no estado neste período para aproveitar a folia ou para descansar no feriado e visitar praias, pontos turísticos ou familiares. Em São Luís, o reflexo da grande visitação é verificado pela ocupação de hotéis e pousadas. Segundo estimativa do São Luís Convention & Visitors Bureau, 84% da rede hoteleira estão ocupados, o que representa um aumento de 12% em relação ao ano passado.
Somente na capital existem cerca de 30 hotéis de 3 a 5 estrelas e mais uma média de 40 pousadas. No período de Carnaval, que compete com o de São João e mês de férias, a ocupação destes, de sexta-feira, dia 4, até ontem, era de 84%. O número é superior aos dois últimos anos. "Em comparação a 2009, o aumento foi de 12%. Em 2008, o número é bem maior, porque, naquele ano, por causa da crise, houve pouco movimento", explicou Nan Souza, presidente do São Luís Convention & Visitors Bureau.
Ele acredita que o aumento da procura é por causa da diversidade que o Carnaval oferece aos visitantes. Além disso, a implementação de linhas aéreas facilitou o deslocamento de turistas para São Luís. "Estamos consolidando o Carnaval como um produto bom. Temos uma boa rede hoteleira. O turista precisa disso. De bom atendimento e serviços", afirmou Nan Souza.
Deficiências - Apesar do aumento, o número de turistas poderia ser ainda maior, de acordo com presidente do São Luís Convention & Visitors Bureau. "É preciso que se faça a propaganda do Carnaval daqui com antecedência, para que as pessoas se programem. Temos várias riquezas culturais que precisam ser mais divulgadas, ter visibilidade. As pessoas precisam conhecer o nosso jeito de fazer o Carnaval", frisou Nan Souza.
A falta de conservação de ruas e pontos turísticos é algum dos motivos que têm inibido a vinda de novos visitantes. "As praias precisam ser mais bem cuidadas, por exemplo. O deslocamento entre as cidades também é complicado às vezes", avaliou Nan Souza.
Mesmo com os problemas, São Luís recebe turistas de várias partes do Brasil e do mundo. Dentro do território nacional, os estados que mais deslocam turistas para a capital maranhense é São Paulo, Mato Grosso, Amazonas, Santa Catarina, Distrito Federal, entre outros. "Em alguns desses locais, as pessoas conhecem artistas daqui, o que os motiva. As pessoas conhecem o Boi Barrica, César Nascimento, Flávia Bittencourt", observou Nan Souza.
A família Pizzo, de São Paulo, resolveu conhecer o Carnaval de São Luís e gostou. O pai Josiel, a mãe Isabel Cristina e o filho Wenderson estavam ontem na praia do Caolho aproveitando a folga para a noite cair na folia. "É a primeira vez que viemos a São Luís. Estamos gostando muito", disse o pai.
Vindos de Brasília, as amigas Ivanir Moreira e Zilda Oliveira também vieram aproveitar o feriado. "Viemos com mais duas pessoas. Já visitamos outros estados e dessa vez optamos por vir aqui pela primeira vez", contou Ivanir Moreira.

Nenhum comentário: