quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

VI Semana do Teatro no Maranhão abre inscrições

enviar  enviar imprimir imprimir  
ampliar

VI Semana do Teatro no Maranhão abre inscrições
 
Um dos eventos mais esperados pelos amantes das artes cênicas, a Semana do Teatro no Maranhão, está com inscrições abertas. Em sua sexta edição, a mostra será realizada dos dias 4 a 10 de abril, em São Luís, e de 15 a 17 de abril nos demais municípios maranhenses. Durante a realização, o evento celebra o Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo, e do Artista Circense. As inscrições para grupos de outros estados ficam abertas até sexta-feira, e para grupos locais até o dia 28. O regulamento está à disposição no Teatro Arthur Azevedo (entrada pela lateral, na Rua Godofredo Viana).
As inscrições podem ser feitas via e-mail, por meio do endereço eletrônico: semanateatroma@yahoo.com.br. Um CD e um DVD contendo fotos e imagens do espetáculo, sem edição, deverão ser entregues em envelope lacrado, no Teatro Arthur Azevedo, pessoalmente, ou pelos Correios. “Todas as propostas serão recebidas e analisadas com cuidado”, afirmou o coordenador do Núcleo Arte-Educação do TAA, Josué da Luz.
Para as inscrições deste ano, alguns critérios deverão ser obedecidos. Para os espetáculos de palco ou rua, somente poderão participar aqueles que não fizeram parte das mostras anteriores e os estreados até 18 de fevereiro deste ano. O elenco deverá apresentar DRT, salvo grupos do interior do estado onde não exista representação do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversão (Sated). Já as performances e intervenções precisarão ser inéditas na mostra.
Serão selecionados 20 espetáculos, incluíndo os gêneros adulto e infantil, performances e/ou intervenções teatrais, e espetáculos de projetos de inclusão social. A seleção dos trabalhos enviados pelos seus respectivos proponentes será feita por uma comissão formada por um membro da direção do Teatro Arthur Azevedo; três membros da Comissão Organizadora da Semana do Teatro e um da direção do Centro de Artes Cênicas do Maranhão.
Organização - O evento é coordenado por uma comissão formada pelo diretor do Teatro Arthur Azevedo, Roberto Brandão; pela atriz e arte educadora Ana Paula Fonseca; pelo diretor do Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem), Domingos Tourinho; pelo coordenador do Núcleo Arte-Educação do Teatro Arthur Azevedo, Josué da Luz, e pela atriz e diretora teatral Michelle Cabral.
Os espetáculos, oficinas, intervenções e cortejos acontecerão nos teatros Arthur Azevedo, Alcione Nazaré e João do Vale e em espaços alternativos, como ruas e praças da capital e cidades do interior do estado. O evento não terá caráter competitivo.
O material entregue para seleção não será devolvido e fará parte do acervo da Memória do Teatro Arthur Azevedo. Os grupos receberão cachês artísticos estabelecidos pela comissão de acordo com a disposição orçamentária. Os recursos alocados são oriundos da dotação orçamentária de Fomento às Atividades Artísticas Culturais do Governo do Estado do Maranhão.
Segundo Josué da Luz, pessoas e grupos de outros estados interessadas em participar já estão enviando projetos. Já há demanda de estados como Minas Gerais, Santa Catarina e Ceará.
De acordo com a organização, no ano passado s Semana de Teatro do Maranhão superou as expectativas, tanto em número de propostas quanto de público. Mais de 12 grupos locais e a mesma quantidade de grupos de outros estados participaram do evento. Todas as expressões relacionadas ao teatro foram contempladas e a idéia é repetir o sucesso este ano.
Em 2010, a edição da mostra foi aberta com o espetáculo “Paixão”, encenado pela atriz Nathália Timberg, e teve a participação de 38 companhias, sendo 10 nacionais e 28 maranhenses. Entre as maranhenses, duas representaram as cidades de Bacabal e Açailândia. As produções externas representaram as cidades de Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Belo Horizonte.
Este ano, outro artista de renome nacional fará a abertura, mas o nome ainda não foi definido. Durante o evento, será entregue o prêmio Apolônia Pinto a um artista local, também ainda em fase de definição. Uma das novidades da VI edição da Semana de Teatro no Maranhão será a Oficina de Crítica Teatral, a ser ministrada pelo professor Ferdinando Martins, Doutor da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (USP).

Nenhum comentário: