quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Navio capesize atraca no Porto do Itaqui

O navio de bandeira coreana mede 273 metros e vai transportar ferro gusa.
enviarenviar  imprimir imprimir  
Foto: Divulgaçãoampliar

imirante.com
 
SÃO LUÍS - O navio capesize C. Laurel, de bandeira coreana atracou, no Porto do Itaqui, no sábado (12), para embarcar ferro gusa no berço 105, arrendado pela mineradora Vale. A operação é diferenciada pelo tamanho da embarcação, que possui 273 metros, e exige a utilização de todo o berço 105 e de uma parte do berço 104.
É a segunda vez que o Itaqui recebe esse tipo de navio, cujo sucesso da operação deu-se graças à parceria entre Emap, Vale e Petrobras, que depende do berço 104 para fazer o transbordo de combustível.
“A Petrobras reprogramou alguns navios para outros berços a fim de deixar livre o píer 104 para a operação de embarque do ferro gusa”, explicou Rafael Vasconcelos, responsável da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) pela gerência operacional do Porto do Itaqui.
Além dos dois berços livres, a atracação do navio também dependeu de algumas particularidades de tempo e maré. Pela sua extensão, aporta somente pela manhã ou à tarde, isto é, com a claridade do dia para maior segurança. Sua desatracação só acontece em preamar.
Mais
Em novembro do ano passado, o navio Agility, também do tipo capesize, atracou no Porto do Itaqui para o embarque recorde de 140 mil toneladas de ferro gusa no píer 105, arrendado pela Vale. Foi o maior embarque de ferro gusa já realizado em um único navio.

As infoirmações são da Secom do Estado.

Nenhum comentário: