sexta-feira, 14 de maio de 2010

Fila de 40 navios mercantes se forma novamente na Baía de São Marcos


Um total de 55 navios mercantes foi registrado, ontem, na Baía de São Marcos e no Complexo Portuário de São Luís (CPSL), que integra o Porto do Itaqui, o Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM/Vale) e o Porto da Alumar. A fila na baía chegou a 40 embarcações, enquanto os dez atracadouros do CPSL estavam ocupados. Além disso, mais cinco barcos de apoio e serviços, como rebocadores e dragas, estavam em operação no complexo.

Os dados são do sítio eletrônico da Marine Traffic; da empresa de praticagem Pratimar; da Vale e da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). Segundo as estatísticas, do início deste mês até ontem 39 navios operaram no complexo e, desde o início do ano, 391 embarcações passaram pelo sistema portuário da Ilha, sendo 120 em janeiro, 117 e fevereiro e 115 em março.

No caso da movimentação computada ontem, nota-se que a maioria das embarcações é de graneleiros à espera de carregamento de minério no terminal portuário da Vale, num total de 31 navios. O Porto do Itaqui tinha seis navios fundeados/ancorados na baía e o para o Porto da Alumar estavam na fila de espera somente dois cargueiros. Deixando a Baía de São Marcos, até o fim da tarde de ontem, havia registro de apenas um navio, o Evros, com destino a Belém (PA).

Cabe ressaltar que o Porto do Itaqui possui cinco atracadouros públicos e o berço 105, que é operado pela mineradora Vale, que o denomina Píer II. No berço 101, segundo dados da Emap, o navio Kempton estava em operação de descarga de duas mil toneladas de gás liquefeito de petróleo (GLP), com previsão para desatracar hoje (14). No berço 102 estava o Michalis K, descarregando 16 mil toneladas de arroz e programado para zarpar ainda ontem.

No berço 103, o navio Eny estava atracado em operação de descarga de 10,2 mil toneladas de fertilizantes e previsão para deixar o porto hoje. Já o navio Lindóia BR, no berço 104, descarregava 15 mil toneladas de derivados de petróleo, enquanto o Grain Harvester realizava um carregamento de 70 mil toneladas de ferro-gusa no berço 105 (Píer II da Vale).
Ainda a respeito do Porto do Itaqui, segundo a programação de navios, estavam na baía à espera de vaga no terminal as embarcações Pomorze, Torm Nakskov, Braztrans, Industrial Echo e Artemis para descarregar, respectivamente, fertilizante, derivados de petróleo, arroz, carga geral e trilhos ferroviários, cargas que, no somatório, chegam a 66.400 toneladas.

Vale - De acordo com dados do sítio eletrônico da Vale, além do Grain Harvester (no Píer II), estavam em operação no terminal os navios Alexandra P (no Píer III/Norte), Ioniam Prosperity (no Píer III/Sul) e Maha Anosha (no Píer I), todos em operação de carregamento de minérios. No somatório das cargas, os quatro navios devem ser abastecidos com 592,4 mil toneladas.

Ainda segundo os dados da Vale, neste mês já foram encerradas as operações com seis navios, totalizando 1.090.486 toneladas embarcadas. Na lista está o navio Giueppe Lembo, que carregou 170,3 mil toneladas; o Antonis Angelicoussis, que embarcou 174,8 mil toneladas; o Bottiglieri Challenger, com 82,1 mil toneladas; o Brasil Maru, com 322 mil toneladas; e o Cape Saturn, com 172,5 mil toneladas.
Considerando os 31 navios que estão na Baía de São Marcos com destino ao terminal portuário da Vale, o somatório da estimativa de carga chega a 4.038.996 toneladas. Nesta lista destaca-se o navio Berge Stahl, programado para atracação segunda-feira (17), com capacidade de embarque de 355 mil toneladas, bem como o navio Paradise N, programado para iniciar operações no porto no dia 21, com capacidade de carga de 320 mil toneladas.

Dos graneleiros de grande porte previstos para carregar no TPPM, destaque também para o Oita Maru, que chegou à Baía de São Marcos no dia 22 de abril e deveria ter atracado ainda ontem, segundo a programação. O navio tem 297,7 mil toneladas de peso bruto e capacidade de carga de 292 mil toneladas.

Na fila de navios na baía, com destino ao porto da Vale, também encontra-se o Wugang Orient, que ancorou no dia 5 deste mês e está programado para atracar no dia 23. O graneleiro tem 267 mil toneladas de peso bruto, sendo 259,5 mil toneladas de capacidade de carga.
Também entre os maiores navios presentes na Baía de São Marcos está o Rebekka N, com 255,2 mil toneladas de peso bruto e capacidade de carga de 226,9 mil toneladas. O navio chegou à baía no dia 2 deste mês e está programado para atracação no dia 20.

Navios na Baía de São Marcos

Alcyon
Atlantic Princess
Ariadne
Artemis
Braztrans
Berge Stahl
Castillo de Arevalo
Castillo de Valverde
China Peace
Docebay
Eirini K
Evros
Flora S
Genco Titus
Great Qin
Industrial Echo
Kenryu Maru
Kohju
KWK Exemplar
KWK Genesis
Medi Kobe
Michele Iuliano
Mona Pegasus
Navix Astral
Ocean Duke
Ocean Lion
Oita Maru
Okialos
Paradise N
Pomoze
Rebekka N
S. Nicole
Silver Dragon
Torm Nakskov
Sea Pull
Siskin Arrows
Spring Falcon
Uni Wealth
Yutai Ambitions
Wugang Orient

Nenhum comentário: