domingo, 11 de abril de 2010

Companhia americana compra divisão da empresa Merck - MA


Quercegen adquiriu a Divisão de Produtos Naturais da alemã Merck, que inclui as unidades de São Luís e Barra do Corda, e deve colocar o Maranhão como o principal produtor do flavonóide quercetina, que combate os radicais livres.

A empresa americana Quercegen Agronegócios I Ltda. comprou a Divisão de Produtos Naturais da Merck, que inclui as unidades São Luís e Barra do Corda, a 450 km da capital maranhense. Com a transação, o Brasil passará a ser líder mundial na produção de quercentina, flavonóide que tem capacidade de anular os radicais livres (moléculas que prejudicam as células) e o Maranhão o principal produtor do composto no país.

Após uma longa negociação, a recém-chegada empresa, que manteve a maioria do corpo de funcionários da Merck, tem como meta aumentar os investimentos no estado de forma sustentável, integrando, assim, desenvolvimento econômico com desenvolvimento social e conservação do meio-ambiente.

Com a instalação da Quercegen, em pouco tempo o estado se consolidará como um centro de excelência de manufatura de produtos de origem vegetal, bem como irá se estruturar como uma plataforma de abastecimento para o mercado internacional.

O foco de mercado é a principal mudança de uma organização para outra. Antes, a Merck abastecia a indústria farmacêutica com a extração de produtos da flora para fabricação de medicamentos. A atuação da Quercegen é direcionada na produção de quercetina não só para a indústria farmacêutica, mas também para indústria de alimentos.

A quercetina é obtida a partir de processo de purificação natural da fava d’anta e da uncária, esta última cultivada na Fazenda Chapada, em Barra do Corda. O principal mercado de comercialização da quercetina, ainda é o exterior, principalmente Estados Unidos e Europa.
Para o gerente-geral da Quercegen Agronegócios I, Daniel Cifu, as oportunidades de negócios e as condições climáticas do Maranhão foram fatores decisivos na concretização da transação. No planejamento estratégico da Quercegen, constam investimentos para a modernização do parque industrial, aumento da capacidade produtiva e contratação de mão-de-obra.

“Mantivemos diálogo com a Secretaria de Indústria e Comércio. Constatamos o bom momento para os investimentos vivenciado pelo Maranhão. Em pouco tempo, o estado será um grande pólo industrial exportador de matérias-primas, produtos acabados e agrícolas e, nós da Quercegen, contribuiremos para isso”, afirmou Cifu.

O secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, disse que o investimento é resultado da persistência do governo de mostrar aos empresários de todo o Brasil e do exterior, o potencial do Maranhão.

Etapas de produção - É em Barra do Corda, na Fazenda Chapada, reconhecida internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), devido aos padrões de qualidade adotados, que a Quercegen cultiva a uncária, bem com o jaborandi, utilizado na fabricação de medicamentos para glaucoma.

Nos mais de 500 hectares de plantação, isentos de agrotóxicos, o controle de pragas e erva daninha nas plantações é feito de forma biológica com a utilização de aves: capotes e emas e animais como o carneiro. Ainda na fazenda, os extratos da uncária são retirados e encaminhados para a fábrica, em São Luís, onde são purificados e embalados para serem exportados para o mercado internacional. Os resíduos sólidos gerados na fábrica são utilizados como recondicionadores de solo na fazenda Chapada.

Utilização da quercetina bloqueia radicais livres

A quercetina é um composto do grupo dos flavonóides, com conhecida característica de potente atividade antioxidante, isto é, anula os radicais livres, moléculas que prejudicam as células. O organismo absorve pouca quantidade de quercetina, mas pequenas porções já são suficientes para produzir um efeito muito benéfico. Ela ainda ajuda a preservar o cérebro e o coração, além de manter o sistema imunológico a postos. Sem falar que blinda o organismo contra o câncer.

Tem um papel decisivo na prevenção de doenças, em especial as neurodegenerativas, como o Alzheimer. Exemplos de alimentos contendo quercetina: cebola roxa, maçã, chá verde, romã, brócolis, frutas vermelhas, acelga, pimenta verde, uva e vinho tinto. Como estes alimentos não contêm uma grande quantidade suficiente de quercetina quando tomado normalmente na dieta humana, muitos médicos recomendam a suplementação e a maioria da quercetina vendida no mundo deverá vir das instalações da Quercegen no Maranhão.

4 comentários:

Romario da Silva Costa disse...

Acabei de ler o anuncio do Maranhão Maravilha, gostei muito das propostas de imvestimento feito pelos representantes da Quercegen para o nosso estado do(MA).Tenho certeza que atraves da Quercegen, não é só o Maranhão que tera um futuru brilhante, e sim a nossa cidade de Barra do Corda MA.
Trabalho na fazenda chapada desde 2006 e cada dia que se passa vejo que a fazenda chapada é uma das maioris fontes de renda de Barra do Corda.
Que deus u mantenha do nivel que está para molho.

Anônimo disse...

que bom saber que cada dia a quercegen esta crecendo em nossa cidada e melhorando a vida de muitos barracordence com muitas contratações em 2011 e dando mais confiança a todos que trabalham nesta empresa para os que não acreditavam esta e o resultado João Morais de Oliveira

suterinho bala disse...

sou fornecedor da favela no estado de goias em cabeceiras para barra do corda e esse e o segundo ano da quercegen e eu estou gostando muito meus parabens aus ficasis iremar e severino[galego]um forte abraço de soterio e gabriel

Anônimo disse...

muito obrigado a quercegen e aos ficais severino[galego]e irema da favela um abraço de gabriel soterio aos