Imperatriz - Na esteira do crescimento e desenvolvimento econômico de Imperatriz nos últimos 10 anos, surgiu o que se convencionou chamar turismo de negócios, um ramo de atividade que não pára de crescer no município. Dezesseis hotéis, várias pousadas e o lançamento de novos empreendimentos reforçam a tese do grande otimismo que atravessa o setor.
Entende-se por turismo de negócios o conjunto de atividades de viagem, de hospedagem, de alimentação e de lazer praticado por quem viaja a negócios referentes aos diversos setores da atividade comercial ou industrial ou para conhecer mercados, estabelecer contatos, firmar convênios, treinar novas tecnologias, vender ou comprar bens ou serviços.
Sem poder contar com o turismo com base nos recursos naturais das regiões sudoeste e sul do Maranhão (onde fica o Parque Nacional da Chapada das Mesas), principalmente pela falta de investimentos públicos em infra-estrutura, a rede hoteleira imperatrizense se volta para os grandes e médios empresários de várias partes do país e comerciantes regionais, que visitam regularmente a cidade para feiras, exposições e congressos.
Nesta lista estão, ainda, artistas de renome nacional, regional, palestrantes motivacionais e pesquisadores que se revezam em apresentações na cidade e região sudoeste do estado.
Dos 16 hotéis, identificados recentemente na pesquisa Perfil Socioeconômico de Imperatriz, em fase de tabulação pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), três empresas de grande porte estão investindo na melhoria do atendimento.
Reforma - O Posseidon Hotel, categoria três estrelas, está em reforma; o Panorama, em ampliação; o antigo Hotel Anápolis foi reativado com novos serviços e rebatizado de New Anápolis; e está em construção na Rua Pernambuco com a avenida Getúlio Vargas, no Centro, um hotel de 14 andares, com a pretensão de ser cinco estrelas.
Nessa categoria, as normas do setor exigem que o estabelecimento ofereça atendimento VIP com atendentes que falem três línguas estrangeiras e o apartamento tenha banheiro com, no mínimo, 16m².
O gerente de Hotel Posseidon, Júnior Pinto, confirmou que a maior parte dos clientes (90%) comenta que a presença na cidade é a negócios, principalmente em eventos como a Exposição Agropecuária (Expoimp) e a Feira do Comércio e da Indústria (Fecoimp), dois dos principais eventos da região.
Júnior Pinto não falou sobre a reforma do prédio, mas reclamou da queda da taxa de ocupação nos dias atuais. No entanto ressaltou que, no geral, o setor tem realmente crescido.
A gerente do Hotel Advance, Agostinha Franco de Sousa, adiantou que a maioria de seus hóspedes é representantes comerciais e pessoas que vêm à cidade procedentes de estados como São Paulo, Ceará, Santa Catarina, Pará e Piauí para vender e comprar produtos.
Otimismo - O otimismo dessa área também anima o empresário do ramo de autopeças André Luis Muños, que estuda a construção de um hotel. Cauteloso, ele disse que vai pesquisar o mercado antes de iniciar o empreendimento.
“Estou pensando no caso. Para entrar em um ramo de atuação no qual não se está adaptado, tem que fazer um estudo bem feito”, disse André Muños, que é formado em Administração. Ele destacou que em Imperatriz há demanda para hotéis, principalmente em função da instalação da Suzano Celulose na região.
O empresário alertou para a ascensão do mercado imobiliário com a construção de condomínios verticais e horizontais. É preciso observar o exemplo clássico das quitinetes (pequenos condomínios residenciais)que se espalharam pela cidade como “fumaça ao vento”.
“Se eu vou construir uma quitinete porque fulano construiu, daqui a pouco tem tantos quitinetes na cidade que os proprietários vão pagar para as pessoas morarem. É preciso estudo do mercado e abrir um negócio com solidez, pois não somente para dois ou três anos”, ressaltou André Muños.
Realidade
- O turismo de negócios foi o tipo de ramo que mais cresceu, contribuindo para o bom desempenho econômico dos operadores turísticos, da hotelaria e da aviação comercial.
- A atividade é dirigida a profissionais de várias áreas, pode ser realizada em qualquer mês do ano e oferece uma série de serviços que incluem viagens, deslocações, alojamento e atividades associadas ao lazer.
- Os hotéis de qualidade, feiras internacionais, pavilhões multiusos e centros de congressos são, normalmente, os estabelecimentos usados por estes turistas.
Prefeitura imperatrizense não tem grandes projetos para investir em turismo
Imperatriz - A única ação que se tem conhecimento por parte da Prefeitura sobre o turismo em Imperatriz é a confecção de um guia, uma espécie de panfleto, com algumas informações sobre bares, restaurantes, danceterias, cinemas e alguns pontos turísticos da cidade.
O consultor de negócios da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Eduardo Soares e Sousa, disse ter tomado conhecimento sobre o guia e que outros trabalhos estariam sendo projetados pelo Município, mas é preciso mais ações.
Sousa citou como exemplo melhorias na infra-estrutura da cidade durante o período de veraneio nas praias que se formam ao longo do rio Tocantins (faixas de areia nas margens do rio) . A estruturação seria com maiores atrativos e ações de preservação do meio ambiente.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz, Sabino Costa, foi procurado por O Estado para falar sobre ações da pasta e sobre o turismo de negócios. Por telefone, ele disse que a secretaria tinha algumas ações previstas para o setor, mas não disse quais por estar participando de um evento em São Paulo.
O avanço do turismo de negócios, como já vem acontecendo, é uma das facetas da cidade que está em pleno crescimento. Assim como em outras áreas, essa também movimenta uma cadeia de geração de emprego e renda, mas até alcançar o ápice desse setor, será preciso a união de forças entre os poderes públicos, empresários e a população, que pode também fazer sua parte como pequenas ações que valorizem ainda mais a cidade.
Economia - A indústria do turismo se tornou uma das principais atividades econômicas do planeta, tanto para países desenvolvidos, quanto para os países em desenvolvimento, tornando-se referência na geração de emprego e renda. Entretanto, só recentemente passou a ser um objeto de estudo e preocupação e por isso não há, ainda, uma grande variedade de estudos sobre o assunto.
Entre as diversas áreas do turismo, foi destacado o turismo de negócio pela sua importância para o crescimento da economia de qualquer país ou região, pois esse tipo de turista, além da receita financeira que proporciona ao mercado, quando satisfeito passa a proporcionar visitas mais rotineiras, além do fato de ser um multiplicar de opiniões positivas que atrairão novos turistas ao local.
João Rodrigues
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