Ministro avalia
O Porto do Itaqui está incluído entre os sete mais importantes do Brasil na categoria Portos Nacionais Estratégicos, classificação elaborada pelo Governo Federal. A informação é do ministro da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, Pedro Brito, que participou com a governadora Roseana Sarney, da abertura do XVIII Encontro sobre o Corredor Centro Norte e a Hidrovia do Parnaíba, ontem (11), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
O encontro, promovido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro Norte (Adecon), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Sinc) e da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).
A solenidade contou ainda com a presença do presidente da Adecon, Alberto Pereira; do vice-presidente da Fiema, Luís Fernando Renner; do presidente da Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho; do secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo; entre outras autoridades do setor portuário e hidroviário.
Ministro Pedro Brito inclui o Itaqui entre os sete portos mais estratégicos do País
A governadora Roseana Sarney afirmou que o Itaqui é o único porto público brasileiro reconhecido com o certificado ISO 9001 e que em 2016 - ano previsto para conclusão das obras no Canal do Panamá - ficará a apenas 23 dias de navio do Porto de Xangai, na China. "O Corredor Centro Norte - que integra os estados do Maranhão, Piauí, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Goiás - vai ganhar mais impulso com a implantação do Terminal de Grãos (Tegram), que deve entrar em operação em 2013 com capacidade para movimentar 5 milhões de toneladas de grãos", ressaltou.
Navegabilidade dos rios - A expectativa da governadora é que o Governo Federal invista na proposta de navegabilidade das hidrovias Araguaia, Tocantins e Parnaíba. "Juntando o Complexo Portuário, rodovias, ferrovias e hidrovias estaremos com toda uma logística implantada para promover o desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste", explicou.
O presidente da Adecon, Alberto Pereira, disse que o Maranhão tem papel fundamental dentro do Corredor Centro Norte, não apenas para atender a sua própria economia, mas, também, para promover a logística de toda a região. "Nossa campanha de defesa do Corredor Centro Norte tem mais de uma década, antes a luta era apenas para promover o desenvolvimento da Ferrovia Norte/Sul que avançou e chegará a Palmas em 2011".
Alberto Pereira aponta como essencial a implantação do Terminal de Grãos (Tegram), no Porto do Itaqui, que vai melhorar o escoamento da produção de grãos dos estados integrantes do Corredor Centro Norte. "É um porto estratégico para o Brasil, fator que deve ser complementado com a navegabilidade do rio Parnaíba, que é a nossa luta para que aconteça em breve".
Na visão do ministro Pedro Brito, o Porto do Itaqui oferece as melhores condições logísticas para exportação de grãos e anunciou os investimentos que serão realizados na sua ampliação e modernização, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida do governo estadual.
Investimentos - "Serão investidos R$ 325 milhões no período de 2010/2011, mas já estamos com projeto pronto para implantar o Tegram, com edital que deverá ser lançado em julho e com previsão de início das obras ainda no segundo semestre deste ano", anunciou o ministro. Ele revelou que o Tegram - fundamental para o desenvolvimento do Corredor Centro Norte, assim como a navegabilidade do rio Parnaíba - vai contar com quatro armazéns com capacidade para movimentar 5 milhões de toneladas de grãos a partir de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário