O projeto requerido pelo Sebrae traçará um diagnóstico até o ano de 2020
Elaborar pacotes turísticos regionais, fortalecer o turismo na baixa temporada e tornar os empresários do trade participantes ativos do processo. Essas são três diretrizes básicas do consultor Mário Petrocchi, contratado pelo Sebrae Maranhão para elaborar o Projeto Zoneamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento para o Turismo do Maranhão.
Em reunião no Conselho Deliberativo do Sebrae, na manhã de ontem, Petrocchi teve uma conversa preliminar com o presidente Júlio Noronha; o secretário de Turismo do Estado, Tadeu Palácio e sua adjunta, Socorro Araújo; o presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez; o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Maranhão (Fecomércio), José Arteiro; o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no Maranhão (ABIH/MA), Gervásio Ribeiro Filho; o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Maranhão (Abav/MA), Guilherme Marques e o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Maranhão (Sindhorbs), Paulo Coelho, além de diretores executivos e gerentes do Sebrae Maranhão.
O projeto requerido pelo Sebrae, em parceria com o Governo do Estado, visa identificar o perfil e elaborar o plano estratégico de desenvolvimento para o turismo do Maranhão, fortalecendo a base de competitividade, sustentabilidade e integração do setor para gerar, consequentemente, benefícios aos empreendedores e à sociedade local, traçando um diagnóstico até o ano de 2020. “Propomos algo real. Vamos buscar soluções simples e rápidas que podem vir ao encontro do trade e, principalmente, trazer turistas para o Estado na baixa temporada, a época de chuvas”, destaca o consultor.
Mário Petrocchi – que é consultor em turismo, professor universitário, autor de cinco livros sobre planejamento e gestão em turismo, hotelaria, agências de turismo e sobre marketing para destinos turísticos – destaca que todas as estatísticas mundiais do setor de Turismo atestam o fator distância como determinante na escolha de um roteiro turístico.
“Todas as estatísticas atuais vislumbram o aquecimento do turismo regional. Por isso, o ideal será trazer para cá turistas que estão nas proximidades do Estado, fortalecendo esse intercâmbio entre as regiões Norte e Nordeste, atraindo o turista com pacotes interessantes para o gosto e para o bolso. Para isso, no entanto, a participação do trade é de fundamental importância. Só acredito em um projeto de turismo se este for desejado pelo empresário, que deverá ter participação ativa em todo o processo”, ressalta Petrocchi.
Para o secretário de Turismo do Estado, Tadeu Palácio, que acredita ser a acessibilidade um dos principais entraves para o desenvolvimento do turismo no Estado, a solução do consultor vem ao encontro do que ele também anseia como gestor da pasta. “Acredito que essa é uma saída que irá oxigenar o trade o ano inteiro, gerando receitas no setor”, sinaliza o secretário.
Na reunião, Palácio revelou ações importantes que serão executadas a curto prazo: a reforma do Centro de Produção Artesanal do Maranhão (Ceprama) com a criação de um palco anexo permanente para apresentações culturais diárias; a reabertura da Casa do Maranhão; a criação do Conselho Estadual de Turismo e a atualização do Plano Maior, com a contratação, nos próximos 60 dias, de uma empresa especializada para fazer um diagnóstico e traçar ações para o setor até 2020.
“São ações pontuais que, somadas às demais previstas e ao esforço das entidades do trade, ajudarão a alavancar o setor e trazer o que queremos: um turismo de qualidade, com desenvolvimento sustentável”, reforçou o secretário.
Resultados urgentes – Para o presidente da Fiema, Edílson Baldez, também empresário do setor, o Projeto Zoneamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento para o Turismo do Maranhão dependerá muito mais da boa vontade do trade do que dos esforços da consultoria contratada pelo Sebrae. “Precisamos participar desse processo e informar o que nós queremos, sem perder esse foco: o turismo com qualidade. Não queremos um turismo de massa. Se não estivermos juntos, iniciativa privada e poder público, não conseguiremos chegar a lugar nenhum. A palavra de ordem nesse projeto é a integração. Se queremos resultados urgentes para solucionar nossas problemáticas no setor de turismo, temos que unir nossos esforços e boa vontade”, acredita Baldez.
Uma reunião com empresários do trade para a apresentação da proposta do consultor Mário Petrocchi já está agendada para hoje (23/02), quarta-feira, às 15h, no Sebrae. A reunião será capitaneada pela diretora Técnica do Sebrae, Roseana Rodrigues que fará o convite oficial aos empresários para participar do processo de construção do projeto de turismo.
“Precisamos ouvir o trade e buscar uma parceria mais integrada com os empreendedores que ajudam a fazer o turismo no nosso Estado. Por isso, a proposta da consultoria dá prioridade aos aspectos de mobilização e engajamento de empresários e da comunidade, através de ações de comercialização que possam trazer respostas visíveis e em curto prazo; de preocupações com a inclusão social e da indicação de oportunidades e facilitação para que pessoas daqui possam se transformar em empreendedoras do turismo”, sinaliza a diretora.
Source: Sebrae
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