A Rede Globo confirmou que está se movimentando para organizar a transmissão de jogos da Copa do Mundo 2010 em 3D a partir de junho. No começo de dezembro, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou parceria com a Sony para a exibir 25 partidas da Copa do Mundo em 3D por meio de telões instalados em sete cidades espalhadas pelo mundo. As cidades serão Rio de Janeiro, Roma, Berlim, Londres, Paris, Sydney e Cidade do México. Na parceria, a Sony será a responsável por fornecer o equipamento tecnológica de captação e reprodução.
Pelo acordo, a Sony Pictures Entertainment produzirá um filme oficial em 3D após o término da competição. A Globo não revela se pretende levar a exibição para outras cidades além da capital carioca, afirmando apenas que a exibição será realizada "em ambientes exclusivos e fechados", já que exigirão equipamentos especiais.
Desde o ano passado, a Globo testa a captação de programas próprios para exibição em 3D, como o desfile de escolas de samba e a novela "Viver a vida".
Os jogos da Copa do Mundo também serão responsáveis pelo início das transmissôes da ESPN 3D, primeiro canal totalmente dedicado a programas em 3D, programado para entrar no ar em 11 de junho, na abertura da competição.
Além da ESPN, a Discovery, em parceria com Sony e IMAX, e a DirecTV anunciaram que colocarão no ar canais focados em conteúdo 3D.
Tecnologia 3D revolucionará modo de assistir TV em 2010
Tecnologia 3D revolucionará modo de assistir TV em 2010
A revolução da imagem em 3D chegará aos lares neste ano, após o bem-sucedido desembarque nas salas de cinema em 2009, quando filmes como “Avatar”, “Up - Altas aventuras” e “Monstros vs. Alienígenas” acabaram com qualquer dúvida sobre a atrativa e rentável tecnologia. De qualquer forma, serão necessários óculos polarizados ao estilo dos utilizados atualmente nos cinemas para assistir às imagens em 3D no conforto da sala de casa.
Ainda no primeiro semestre, as grandes lojas começarão a vender as telas planas adaptadas para a emissão em 3D de fabricantes como Sony, Panasonic, LG, Toshiba e Samsung, que aproveitaram a participação na feira Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas para apresentar seus novos produtos. Entre as novidades estarão televisores equipados com imagens em 3D e modelos em 2D aptos a receber o novo sistema se o usuário assim quiser no futuro.
Além dos novos televisores, Samsung e Sony já anunciaram que as produções de Hollywood em 3D estarão disponíveis para o consumo doméstico por intermédio do Blu-ray e que serão colocados à venda novos dispositivos já com esta tecnologia.
Ficaram sem resposta, no entanto, as perguntas quanto ao preço que a novidade chegará ao consumidor, embora alguns analistas afirmem que é de se esperar que os primeiros modelos devam chegar com preços elevados para o cidadão médio.
Um dos poucos a se aventurar neste terreno, o jornal britânico Daily Telegraph, previu a venda dos televisores em 3D no Reino Unido com preços que devem oscilar de US$ 3 mil e US$ 5 mil (de 2 mil euros a 3,5 mil euro). O alto custo poderia atrasar a implantação desta tecnologia nos lares, embora se considere uma questão de tempo os preços encontrarem o equilíbrio, como costuma ocorrer com as novidades dos produtos eletrônicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário