domingo, 6 de dezembro de 2009

Maranhão receberá mais 217 viaturas



“Cada um dos 217 municípios do Maranhão vai ganhar uma viatura policial”. A novidade foi anunciada, pelo secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), Raimundo Cutrim, durante cerimônia de certificação e cumprimento da etapa de instalação dos Conselhos Comunitários de Segurança, em Santa Helena e Viana, na semana passada. Além da aquisição das viaturas para o interior do estado, o secretário garantiu também a compra de coletes para os agentes de polícia e diversos tipos de armamentos e equipamentos de segurança.

“Independentemente da localização e do tamanho do município, todos serão contemplados. Essa é uma solicitação nossa, e uma determinação da governadora Roseana Sarney, para atuarmos de frente contra a criminalidade e garantirmos assim uma maior tranqüilidade à nossa população”, completou o secretário, que comentou ser a medida uma forma de disponibilizar equipamentos viáveis e modernos aos policiais, dando-lhes as condições necessárias para um trabalho eficiente e seguro.

Segundo Cutrim, as viaturas, que serão distribuídas em cada Batalhão de Polícia Militar e delegacias de Polícia Civil do interior do estado, são do tipo Pajero e já foram adquiridas. A entrega será feita em duas etapas: até o dia 15 de dezembro, estão previstas a chegada de até 140 veículos, ficando o restante para ser entregues no início do ano. “A determinação da governadora Roseana Sarney é que nenhum dos 217 municípios fique sem receber sua viatura”, disse Cutrim.

As 217 viaturas somam-se às 282 entregues no final de outubro, totalizando assim 499 veículos adquiridos para as polícias Civil e Militar, em pouco menos de oito meses de gestão da atual administração.

Estavam presentes no evento em que foi feito o anúncio o secretário adjunto de Modernização Institucional, coronel William Romão; o delegado-geral da Polícia Civil, Nordman Ribeiro; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Paiva; os superintendentes da Polícia Civil na capital e no interior, delegados Sebastião Rodriguez e Jair de Paiva Lima, respectivamente; além de diversas lideranças comunitárias locais, deputados, vereadores, entre outras autoridades militares, civis, eclesiásticas, e a sociedade civil organizada.

Os Conselhos Comunitários de Segurança fazem parte de um projeto social de iniciativa do Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) e Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), que visa capacitar pessoas da comunidade para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de problemas comunitários de segurança.

Nenhum comentário: