sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Diretoria da AmBev lança em São Luís pedra fundamental de nova fábrica de cerveja


Wilson Lima


Da equipe de O Estado

A AmBev lançou ontem a pedra fundamental da sua nova unidade de produção em São Luís. Ao todo, a companhia investirá R$ 144 milhões na ampliação de sua fábrica no estado – 30% do total de investimentos da região Nordeste para o ano que vem e o maior da empresa no Maranhão, desde a criação da AmBev, há 10 anos.
Com a nova unidade, a cervejaria aumentará sua capacidade de produção em 109% a partir do segundo semestre de 2010, quando a fábrica ficará pronta. Hoje, a fábrica maranhense produz 210 milhões de litros ao ano e, para o ano que vem, essa capacidade de produção será de 440 milhões de litros anualmente.

A intenção, segundo o presidente da AmBev, Victorio de Marchi, é que a unidade maranhense, que produzirá cervejas das marcas Brahma, Skol, Antarctica, Brahma Fresh em embalagens de 600 ml e 1 litro, abasteça os mercados do Maranhão, Pará, Amapá e Piauí. Somente a ampliação da fábrica da AmBev resultará na criação de 950 postos de trabalho.

A governadora Roseana Sarney (PMDB) afirmou, durante o lançamento da pedra fundamental da nova unidade da AmBev, que esses novos investimentos da cervejaria no Maranhão simbolizam o novo momento de confiança dos empresários no estado. “Essa nova fábrica significa geração de emprego e mais renda. Isso é muito importante porque o nosso futuro está aqui. Os jovens serão aproveitados e a AmBev está investindo porque acredita em nosso estado. Hoje temos muitos atrativos e as empresas agora estão vindo e colocando os seus investimentos no Maranhão”, afirmou a governadora.

O prefeito João Castelo

(PSDB), também presente no lançamento da pedra fundamental, classificou a nova fábrica da AmBev como fundamental para o desenvolvimento econômico de São Luís. “Investimento dessa natureza, que, de saída, vai gerar 950 novos postos de trabalho, só aí, dá uma grande ajuda. E pelo seu crescimento, pelo seu faturamento, é um grande gerador de imposto e sem dúvida alguma terá papel fundamental aqui em São Luís no desenrolar dos próximos anos”, falou o prefeito de São Luís.

Além da nova fábrica da AmBev, a empresa também iniciará a construção de um novo Centro de Distribuição Direta (CDD) que abastecerá a região metropolitana de São Luís. O novo CDD terá uma área de 4,5 mil m² e capacidade para distribuir 160 milhões de litros de bebida por ano. Somente no novo CDD, serão investidos R$ 5,5 milhões e gerados 500 empregos durante a construção. No ato da conclusão, o CDD vai criar 150 novos empregos diretos e outros 300 indiretos.

Outro investimento será a construção, em parceria com a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), de uma nova linha de transmissão de energia elétrica com capacidade de transmissão de 69 KV. Nessa nova linha serão investidos R$ 10 milhões.

Ambev investirá R$ 1,5 bi no próximo ano no país

A AmBev prevê investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão em todo o país para o ano de 2010. Para 2011, a expectativa é de que o patamar de novos negócios da companhia possa chegar também a esse valor, dependendo do ritmo de crescimento da economia brasileira.

A fábrica maranhense será a primeira de três que a empresa espera concluir no ano que vem. As outras serão a duplicação da unidade de Agudos (SP), cujos investimentos devem chegar a R$ 155 milhões e de uma outra na região Nordeste. O estado ainda não foi definido e a expectativa é que isso seja anunciado, oficialmente, em janeiro do ano que vem.

Em 2011, a AmBev deverá construir mais duas novas unidades no Brasil. “Este será um dos maiores investimentos que vamos fazer. A gente também tem a previsão de duplicar a fábrica de Agudos, no Sudeste. Além disso, terão investimentos pontuais para 2010 em outras fábricas no Brasil”, informou o presidente financeiro da AmBev, Nelson Jamel.

Crescimento - Essas ampliações que a Ambev realizará no ano que vem visam atender a um crescimento de mercado que pode chegar a até 10% em 2010. A cervejaria este ano, por exemplo, teve um crescimento no volume de vendas de 7% no primeiro semestre e de 12% no terceiro trimestre em comparação a igual período do ano passado.

Além disso, a empresa aposta na tendência de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro da ordem de 4,5% a 5% no ano que vem, na melhoria do nível de renda e também na Copa do Mundo, evento que normalmente alavanca o consumo de cerveja em todo o país. “A economia como um todo está justificando investimentos maiores, não somente para 2010, mas também para os anos seguintes”, afirmou Nelson Jamel.

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