sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Aprovada criação da Universidade do Leste

 

 
O projeto da deputada Márcia Marinho resgata uma dívida histórica dos governos maranhenses com a educação.

Imirante

SÃO LUÍS – A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, a indicação da deputada caxiense Márcia Marinho, que cria a Universidade Estadual do Leste do Maranhão. O projeto da parlamentar tem o objetivo de resgatar uma dívida histórica dos governos maranhenses com a educação.

O Maranhão é um dos poucos Estados brasileiros sem a presença de universidade no interior, uma vez que as duas únicas existentes ficam em São Luís. A indicação da deputada Márcia Marinho permitirá que a governadora Roseana Sarney descentralize o ensino superior, propiciando aos jovens do interior do Estado a oportunidade de estudar sem a necessidade do tradicional deslocamento para a Capital.

A deputada, autora da indicação, garantiu que a nova universidade irá resgatar a dívida social e educacional existente e será impulsora do desenvolvimento do Estado.

- A Universidade do Leste do Maranhão chega no momento em que o Maranhão retoma aos trilhos do desenvolvimento. São bilhões de reais que ingressam no Maranhão neste momento. Essa, e muitas outras razões, fortalecem a necessidade da criação dessa universidade pois sem mão de obra capacitada e qualificada fica difícil a atração de novos investimento para o Maranhão - explicou Márcia Marinho.

A UNI-LESTE, como já foi batizada a nova universidade, poderá incorporar o Centro de Ensino da Uema existente em Caxias e as Faculdades de Medicina e Enfermagem que funcionam na Princesa do Sertão, criadas no primeiro governo Roseana, após reivindicação do então deputado federal, Paulo Marinho.

- Serão dezenas de novos cursos. Muitos deles ainda não existentes no Estado, como: Siderurgia, Petroquímica, Robótica e outros na área ambiental. Quando se verifica que no Maranhão temos apenas um curso de Engenharia Civil, entendemos a necessidade de novos cursos na área de Engenharia, Saúde, Meio Ambiente, Agricultura e Tecnologia. Os grandes projetos demandam profissionais qualificados. O Estado será o grande mentor desse momento – explicou.

A deputada Márcia Marinho acredita que a Universidade do Leste contribuirá para que os estudantes maranhenses tenham mais uma oportunidade de ingressar no ensino superior.

- Essa minha indicação, aprovada com a preciosa contribuição de todos os meus colegas deputados estaduais, irá propiciar aos milhares de estudantes maranhenses a oportunidade de cursar o ensino superior no interior, em Caxias, berço da cultura maranhense, próximo do seu habitat, gerando pólos de desenvolvimento cultural e cientifico - justificou.

O projeto de indicação, já aprovado, foi encaminhado à governadora Roseana Sarney, que poderá, ainda esse ano, criar e regulamentar a nova Instituição de Ensino Superior maranhense.

A mesorregião do Leste Maranhense é uma das cinco mesorregiões do estado brasileiro do Maranhão. É formada pela união de 44 municípios agrupados em seis microrregiões.

Microrregiões:

Baixo Parnaíba Maranhense

Caxias

Chapadas do Alto Itapecuru

Chapadinha

Codó

Coelho Neto

Nenhum comentário: