José Carlos Martins
Subeditor de Economia
A Vale, por sua vez, investirá R$ 7 bilhões no Maranhão até o ano de 2016, informou o diretor executivo de Ferrosos, José Carlos Martins, reforçando a presença da empresa no estado, onde atua fortemente na área de logística, utilizando principalmente os modais de transporte ferroviário e portuário.
Os investimentos abrangem o prolongamento e duplicação de 605 quilômetros da Estrada de Ferro de Carajás (EFC), a ampliação do terminal marítimo de Ponta da Madeira e construção do Píer IV. A pedra fundamental de construção do novo cais deve ser lançada pela Vale no início de novembro.
A obra do Píer IV, que está orçada em R$ 2 bilhões, irá gerar 2.500 empregos durante a construção e 212 na operação. O empreendimento terá um impacto de R$ 124 milhões em geração de impostos. Com o novo cais, o porto de Ponta da Madeira se tornará o maior terminal do país em tonelagem embarcada e o único no Brasil capaz de carregar completamente os maiores graneleiros do mundo: os navios Berge Stahl e Cinamax
Todo esse investimento, explicou José Carlos Martins, se faz necessário para atender à demanda de crescimento da produção de 140 milhões de toneladas de minério de ferro prevista para 2010 e 200 milhões de toneladas numa segunda etapa.
“O Maranhão é um dos estados onde a Vale mais investe no Brasil, perdendo apenas para o Pará, onde os investimentos se concentram na expansão da mina de Carajás e diversos outros projetos”, ressaltou José Carlos Martins.
Além de logística e mineração, a Vale está investindo em geração de energia, por exemplo, ao se associar ao consórcio que está construindo a Usina Hidrelétrica de Estreito, na área de biodiesel, e ainda na exploração de petróleo e gás no estado.
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