Ribamar Cunha
Subeditor de Economia
A governadora Roseana Sarney anunciou ontem, no Painel Empresarial 2009, realizado no Centro de Convenções, que mais de R$ 80 bilhões é a atual carteira de investimentos em grandes projetos estruturantes no Maranhão. “São investimentos que vão gerar mais de 150 mil empregos”, garantiu a governadora.
São projetos que, segundo a governadora Roseana Sarney, revolucionarão a economia maranhense nos próximos anos nas áreas de logística, petróleo e gás, metalurgia, siderurgia, geração de energia, telecomunicações, silvicultura, cultura e turismo.
“O que se ouvirá aqui não é promessa. São obras em plantas industriais e de serviços em instalação”, disse Roseana Sarney, ao elencar os projetos que em pouco tempo transformarão o estado.
E para que a sociedade maranhense tivesse uma visão mais ampla desses projetos e da importância e amplitude de cada uma para o desenvolvimento econômico e social do estado, empresários e executivos de grandes empresas com investimentos no Maranhão nas mais diversas áreas participaram do painel.
Presença -Estavam presentes ao painel, presidido pela governadora Roseana Sarney, com a participação do ministro Edison Lobão, os empresários Eike Batista (EBX), Ricardo Nascimento (Ferroeste), Antonio Maciel Nto (Suzano), Victorio de Marchi (AmBev), Élvio Lima Gaspar (BNDES), José Sérgio Gabrielli (Petrobras), Franklin Feder (Alcoa) e José Carlos Martins (Vale), bem como o senador Edison Lobão Filho e o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves.
Cada um dos empresários e executivos das empresas com investimentos no Maranhão detalharam à platéia, formada por empresários, políticos, secretários de Estado, dirigentes de entidades de classe e estudantes, seus projetos, em valor, capacidade de produção, geração de emprego e as oportunidades de negócios que viabilizarão para as empresas maranhenses.
Nessa carteira de investimentos, se destaca a refinaria Premium da Petrobras, que responde por cerca de R$ 35 bilhões em investimentos, quasemetade do valor total dos projetos em instalação no estado, com estimativa de gerar 132 mil empregos diretos e indiretos.
Na apresentação de seus projetos, os empresários e executivos convidados ressaltaram as vantagens comparativas do Maranhão – infra-estrutura de transporte (portos, rodovias e ferrovias), localização privilegiada, próximo dos grandes mercados mundiais, disponibilidade de energia e água – como diferencial de atração de grandes investimentos.
Todos os empresários elogiaram a iniciativa da governadora Roseana Sarney em reuni-los para tratar de oportunidades e parcerias para o Maranhão. “Pela representatividade das empresas aqui presentes, percebe-se a importância do Maranhão no cenário nacional”, ressaltou o diretor executivo de Ferrosos da Vale, José Carlos Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário