José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras
Ronaldo Rocha
Da Editoria de Portos
O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, confirmou a ampliação do Porto do Itaqui, com investimentos estimados em US$ 2,5 bilhões, para atender às demandas de movimentação do petróleo que será tratado na Refinaria Premium da Petrobras, no município de Bacabeira. A confirmação, que viabiliza as operações de transporte do empreendimento, ocorreu durante apresentação do projeto de instalação da refinaria, no "Painel Empresarial 2009 - Oportunidades e Parcerias", realizado no auditório principal do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Cohafuma. O evento contou com a presença de empresários com investimentos previstos ou já executados no estado.
De acordo com Sérgio Gabrielli, a duplicação do principal terminal portuário de São Luís permitirá a movimentação de 111 novos navios por mês, o que significa uma média de pelo menos quatro embarcações de grande porte por dia, para fazer o transporte do petróleo e derivados de petróleo . "Vamos precisar aumentar o Porto do Itaqui, pois necessitamos de oito berços de atracação para atender à demanda de novos navios que deverão movimentar-se. São navios que promoverão um impacto enorme sobre as atividades portuárias de São Luís", garantiu.
Ele completou, afirmando que a Petrobras também utilizará os atracadouros do Porto do Itaqui, para a obra que prevê a construção de dutos. Estes, por sua vez, serão responsáveis por fazer o transporte a outros estados, dos materiais produzidos no município de Bacabeira. "Precisamos de dutos que interliguem a cadeia de produção da refinaria. Não podemos pensar em fazer o transporte por meio de caminhões, pois seria um verdadeiro desastre logístico. Uma vez carecendo de dutos, há a necessidade de terminais portuários para a saída", enfatizou.
O ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, enfatizou que o Porto do Itaqui equipara-se aos grandes terminais portuários do mundo, o que viabiliza todos os investimentos previstos para o estado. Ele citou às encomendas portuárias da Petrobras, previstas para a Refinaria. "Temos o melhor porto do Brasil, posicionado entre os quatro maiores e mais eficientes do mundo. As águas são profundas aqui no estado do Maranhão, com o porto mais barato e mecanizado do país", finalizou.
Ele deu destaque ainda para a ampliação do Terminal Portuário da Ponta da Madeira e a construção do Píer IV, que totalizarão investimentos da Vale na ordem de US$ 1,1 bilhão ou R$ 2 bilhões, com geração de 2.500 postos de trabalho e arrecadação de impostos para o estado de R$ 124 milhões a mais por ano. Com a ampliação, lembrou, o Terminal de Ponta da Madeira terá capacidade para movimentar 230 milhões de toneladas de cargas por ano, superando os a-tuais 130 milhões.
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