quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Exploração de algas no Maranhão
BRASÍLIA - O presidente do Senado, José Sarney, recebeu ontem (2), o diretor-geral adjunto do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), João César de Freitas Pinheiro, que veio pedir apoio para a idéia de explorar comercialmente a alga Lithothamnium, encontrada a 50 quilômetros da costa do Maranhão. Participou da audiência Márcia Vieira, diretora de negócios da empresa Sul-Sul.
Essa alga, segundo João César Pinheiro, compunha grandes reservas subaquáticas sedimentadas no Canal da Mancha, onde foi explorada ainda viva, ao contrário do que é possível fazer no Maranhão. Ali, disse Pinheiro, estão acumulados 2 bilhões de toneladas desse vegetal morto, que pode ser sugado com dragas sem danos para o meio ambiente. João Pinheiro também disse que 3 milhões de toneladas de Lithothamnium são acumuladas anualmente na costa do Maranhão.
De acordo com João César Pinheiro, Sarney prometeu apoio para um evento destinado a reunir o DNPM, o IBAMA, organizações não-governamentais como o Instituto Chico Mendes e outros organismos em torno de um projeto de exploração dessas algas mortas. Pinheiro informou que elas são valiosas para a indústria farmacêutica, alimentícia e de cosméticos.
- Nossa idéia é montarmos no Maranhão um evento para discutir o aproveitamento desse recurso mineral de forma sustentável e que esse evento seja promovido pelo governo do estado. O presidente do Senado ficou muito motivado e entrará em contato com a governadora Roseana Sarney para levar adiante a idéia do evento.
João César disse que essa é uma oportunidade de o Maranhão mostrar ao mundo que é possível explorar um bem econômico com desenvolvimento sustentável e impacto ambiental mínimo.
- Acredito que o presidente Sarney será um agente político importante para conseguirmos recursos tanto do setor público quanto do setor privado para esse empreendimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Acreditamos que será mais uma opção, de uma empresa, no seguimento das algas lithothamnium. Pois já existe no país, uma empresa com todas as licenças ambientais em plena atividade. Nós, aqui em Unaí MG, já trabalhamos no seguimento de animal e vegetal, com grandes resultados de qualidade e produtividade... Isso já comprovado em campo, por vários produtores rurais....
Ferboni e Eliene da Terra Comercio E Representações LTDA...
Email:. ferbonisilva@hotmail.com
Postar um comentário