sexta-feira, 28 de agosto de 2009

No Maranhão será instalada a maior fábrica de celulose do mundo.


Roseana oficializa fábrica de celulose em Imperatriz


No Maranhão será instalada a maior fábrica de celulose do mundo. O anúncio foi feito pela governadora Roseana Sarney, na manhã dessa quarta-feira (26), em Imperatriz, município que receberá a planta industrial do Grupo Suzano Papel e Celulose.

Na solenidade que marcou o anúncio do empreendimento, no auditório do Palácio do Comércio, a chefe do executivo maranhense entregou ao presidente da Suzano Celulose, Antônio Maciel Neto, o decreto que considera o empreendimento relevante para o estado.

"Trabalhei muito para a implantação deste empreendimento aqui em Imperatriz, onde será investido um total de R$ 4 bilhões na unidade fabril. Durante a construção da fábrica, oito mil empregos diretos e indiretos serão gerados", informou Roseana Sarney, para um público formado pelo prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, secretários de Estado, empresários e políticos da região tocantina.

Roseana Sarney explicou que com a concretização da planta industrial, a economia do Sul do Maranhão passará por grandes transformações e necessitará de mão-de-obra qualificada. A governadora destacou a boa fase de desenvolvimento econômico que atravessa o Maranhão, passando pelo maior dos empreendimentos em instalação, que é a Refinaria Premium da Petrobras, em Bacabeira; a maior hidrelétrica em construção no Brasil, localizada no município de Estreito; as termoelétricas de São Luís e Miranda do Norte; a construção do Píer 4 pela Vale, no Porto do Itaqui; a duplicação da capacidade de refino de bauxita do Consórcio Alumar; e as recém-lançadas obras da Aciaria Gusa do Nordeste, em Açailândia, e da Fábrica de Celulose Suzano, em Imperatriz.
"É a chegada definitiva do desenvolvimento em diversas frentes no Maranhão. Por isso, estamos implantando diversos centros de formação, para que seja aproveitada a mão-de-obra maranhense. Quero então agradecer ao Grupo Suzano e a todos os empreendedores da região tocantina", afirmou Roseana Sarney.

O presidente da Suzano, Antônio Maciel Neto, informou que outros estados disputaram o investimento, mas "o trabalho do Governo do Maranhão e o empenho da governadora Roseana Sarney foram decisivos para a instalação da fábrica nesse estado".

Líder no mercado de papel cartão na América Latina, o Grupo Suzano está entre os 10 maiores produtores de celulose do mercado e é a segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo. Em 2008, registrou um volume recorde de 2,7 milhões de toneladas de produção de papel e celulose e 2,5 milhões de toneladas de vendas de papel e celulose de mercado, 29% acima que no ano anterior.

"Este reconhecimento da governadora Roseana Sarney, ao decretar que o nosso investimento em Imperatriz é muito importante, faz toda diferença, porque ficamos amparados em termos de execução do empreendimento", agradeceu Antônio Maciel Neto.

As atividades da fábrica estão previstas para começarem em 2013. Na fase de construção, serão gerados aproximadamente oito mil empregos, e 4.600 contratações diretas na área florestal, além de 1.250 na área industrial.




Para Madeira, a instalação do Grupo Suzano

em Imperatriz é um momento histórico


"Esse é um momento histórico para a cidade de Imperatriz", disse ontem o prefeito Sebastião Madeira ao saudar os executivos da Suzano Papel e Celulose, a governadora Roseana Sarney e as outras autoridades presentes, ontem pela manhã, no auditório do Palácio do Comércio na solenidade em que a empresa anunciou, oficialmente, que se instalará em Imperatriz.

O prefeito lembrou que os primeiros passos para a instalação de um polo de produção de celulose foram dados ainda na década de 1990 com o antigo projeto Celmar, que acabou por não sair do papel, mas que a semente plantada naquela época abre espaço agora para o grupo Suzano.

O prefeito agradeceu ao presidente do grupo Suzano, Antônio Maciel Neto, por ter escolhido Imperatriz para sede do projeto e o apoio de todas as pessoas, incluindo a governadora Roseana Sarney, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para que a empresa ficasse em Imperatriz.

O prefeito lembrou que esteve na sede do grupo em São Paulo, onde ressaltou o potencial de Imperatriz para receber o empreendimento. "Disse a eles que o nosso município abriga todos os requisitos básicos para a instalação de uma indústria de celulose", falou o prefeito.

Para o prefeito, a vinda da Suzano é importante para o futuro da região, do Maranhão e do Brasil. Nosso futuro é luminoso", destacou o prefeito.

A unidade da Suzano de Imperatriz faz parte do Plano de Expansão da empresa que deverá entrar em operação em 2013.

Em nota distribuída para a imprensa, a Suzano informa que "a nova linha de 1,3 milhão de toneladas de celulose no sul do Maranhão conta com um diferencial importantíssimo: poderá estar em operação a partir de 2013, uma vez que já há florestas disponíveis e infraestrutura logística na região em função da parceria estabelecida com a Vale".

http://www.oprogresso-ma.com.br/progresso1.html

Nenhum comentário: